Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Defina suas prioridades financeiras e saiba como realizá-las

A- A+

Responda rápido: qual é sua maior prioridade financeira? E mais rápido ainda: se ela é uma prioridade, por que ainda não foi alcançada? Calma! A gente concorda que essas perguntas não são tão simples assim de serem respondidas. Até porque há muitos fatores envolvidos, incluindo as imprevistos e emergências.

Há pessoas que precisam se esforçar para organizar para tirar o nome do vermelho. Outras querem antecipar a quitação de uma dívida, como um empréstimo para compra do carro ou da casa. Existe quem prefira se preparar para quando os filhos forem para a faculdade. E ainda quem já consiga pensar em planos para se aposentar em boa situação financeira.

Planilha permite que você organize suas prioridades. Foto: iStock, Getty Images

Planilha permite que você organize suas prioridades. Foto: iStock, Getty Images

O que são prioridades financeiras?

Segundo o dicionário Houaiss, essa palavra significa a “condição do que está em primeiro lugar em importância, urgência, necessidade”. Se tem mais importância, precisa vir primeiro na hora de escolher onde gastar, deixando outras despesas de lado.

Identificar uma prioridade financeira é importante para facilitar sua organização. Na hora de decidir sobre um gasto ou investimento, faz muita diferença ter clareza sobre o que você entende como sendo mais importante.

Se a prioridade for tirar o nome dos cadastros de maus pagadores — como Serasa e SPC — uma promoção incrível de TV não parecerá tão imperdível. Se for sair do aluguel, comprando um imóvel, você não vai assumir gastos com o financiamento de um carro. Se for custear a festa de casamento, a viagem de férias pode ficar mais curta ou ter um destino mais em conta… E por aí vai.

Como alcançar suas prioridades?

O primeiro passo para alcançar suas prioridades financeiras é identificá-las. Quem é a melhor pessoa para isso? Você, é claro. Mas podemos ajudar. Vivo Seu Dinheiro oferece planilhas úteis para essa tarefa.

Uma das planilhas permite que você organize suas prioridades e as organize em ordem de importância. A planilha de Prioridades financeiras permite que você liste objetivos e faça marcações em uma escala de 1 a 5.

O exercício é simples mas poderoso. A ideia é que você possa fazer uma reflexão sobre o que é mais importante para você, a partir de uma visão geral. Muita gente perde contato com esse plano mais amplo na hora de fazer uma compra.

Se você deixar para avaliar as prioridades na frente da vitrine de uma liquidação, talvez fique mais difícil conter um impulso de consumo. Mas se você conseguir amadurecer a ideia dos objetivos que quer alcançar a longo prazo, provavelmente vai ter mais recursos para não ceder à tentação da comprinha extra.

A sugestão é retornar a essa planilha uma vez por ano ou sempre que um novo objetivo importante ganhar importância na sua vida.

Plano de ação para alcançar sua prioridade

Uma vez identificados seus maiores objetivos, entra em cena uma segunda forma de análise. Como fazer para alcançar essas prioridades? A planilha Plano para suas prioridades sugere que você trace planos de ação para três de seus objetivos financeiros. Isso significa considerar um prazo para você alcançá-lo (um ano, seis meses, dez anos), os obstáculos que impedem ou dificultam essa conquista e as principais medidas que você vai tomar para chegar lá.

Por exemplo, para alguém que tenha identificado como prioridade a troca de carro daqui seis meses, os obstáculos podem ser questões como: dificuldade na venda de usados, necessidade de pequenos reparos na lataria para tornar o veículo mais atraente, corte de gastos superfluos para “sobrar mais” dinheiro para a entrada (ou, quem sabe, compra à vista).

As ações para chegar lá, em um caso assim, poderiam incluir: buscar informações sobre feiras de usados e classificados pela internet para alcançar melhores valores de venda; pesquisar de serviços automotivos confiáveis e mais baratos; reduzir 10% as despesas com restaurantes e roupas no período.

Lembre-se de que esses obstáculos e ações são meros exemplos. É só você que tem condições ideias de definir com precisão essas informações.

Tem dicas de como alcançar prioridades financeiras? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria