Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Decorar a casa com móveis usados é opção para gastar menos

A- A+

Criar uma nova decoração para a sala ou mesmo trocar a mobília e ver o ambiente repaginado é sonho comum, mas que costuma ficar para depois por conta do orçamento apertado. Mas você sabia que é possível mudar, mesmo com pouco dinheiro? A dica é recorrer aos móveis usados.

Não é difícil encontrar alguém que deseje vender ou descartar móveis antigos. E, melhor ainda, muitos deles podem ser encontrados dentro da sua própria casa, lembra a designer de interiores Roberta Cavina. Com um pouco de disposição e criatividade, é possível reinventar os ambientes sem comprometer a sua renda.

Dicas para repaginar móveis usados

Antes de começar as mudanças e fazer dos móveis usados uma nova opção, defina quais serão as principais alterações feitas. Essa etapa vai ajudar você a garantir harmonia e equilíbrio entre as composições, sem exageros ou sobreposições.

Francine Rodrigues e Pauline Gervini, designers de interiores do Idea Design, lembram que é importante manter apenas um gama de cores. Outra alternativa é apostar no bege, cinza ou branco como cor base e adotar tons mais vibrantes nos acessórios, para dar mais vida ao ambiente.

A manta pode cobrir todo o sofá ou apenas a região afetada em um canto, por exemplo. Foto: iStock, Getty Images

A manta pode cobrir todo o sofá ou apenas a região afetada em um canto, por exemplo. Foto: iStock, Getty Images

O próximo passo é partir para a redecoração. Sabe aquele sofá que já está um pouco desbotado e com pequenos rasgos? Ao invés de ser trocado, há duas alternativas para ele: mudar o estofamento ou apostar em uma manta que cubra os defeitos e dê a ele uma nova aparência.

A última é a saída mais barata e também a recomendação de Francine e Pauline. Outra dica das designers é trocar a capa das almofadas e revestir cadeiras da mesa de jantar com uma estampa que revele o estilo dos moradores. Mesmo o móvel mais simples ganha destaque quando técnicas como essa são aplicadas.

Para arrematar, pesquise os preços de espelhos e luminárias, que trazem mais personalidade. O primeiro é responsável por dar a sensação de que o cômodo é mais amplo e o segundo serve, além de objeto de decoração, como um complemento à luz natural, especialmente a partir do entardecer.

Móveis usados trazem ar retrô

Com a adesivação, a sua geladeira fica colorida e renova a cozinha. Foto: iStock, Getty Images

Com a adesivação, a sua geladeira fica colorida e renova a cozinha. Foto: iStock, Getty Images

Para Roberta, os móveis antigos são também aqueles que contam com mais resistência. Também por conta de seu estilo, nos antiquários e bazares eles costumam custar caro. Muitas vezes, eles são passados de uma geração para a outra e com o tempo acabam perdendo um pouco do brilho e das características originais.

Nada que não possa ser resolvido com um pouco de criatividade. Nas cristaleiras, a dica de Roberta é aplica camadas grosseiras de tinta. Em alguns casos, é possível lixar o móvel depois e conseguir um efeito ainda mais retrô.

Na cozinha, o destaque é a geladeira. Hoje em dia é possível encontrar diversos adesivos, seja para colagem apenas na porta ou para envelopar o refrigerador com estampas ou uma única cor.

Gostou das dicas para reutilizar móveis usados? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria