Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Decoração de casa com economia está ao seu alcance. Veja 8 dicas

A- A+

Pode ser uma mudança para um novo lar ou mesmo a necessidade de dar uma repaginada no ambiente, quando ele já se torna cansativo aos olhos. Seja qual for a situação, investir na decoração de casa não precisa ser necessariamente mais caro que o bolso pode comportar.

Como qualquer objetivo de vida que dependa de dinheiro, a mudança ou inclusão de móveis e outros detalhes que valorizem a aparência do lar depende de planejamento financeiro. Confira as dicas a seguir, faça as contas e descubra que a economia com a decoração de casa está ao seu alcance.

Decoração de casa não precisa custar mais que se pode pagar.

Planejamento é essencial para investir em decoração sem pesar no bolso. Foto: iStock, Getty Images

Invista na decoração de casa gastando pouco

1. Calcule

Antes de saber o que vai mudar, é muito importante saber quanto pode gastar. Determine um valor e faça todo o esforço possível para não fugir do orçamento.

2. Planeje

Quando o dono da casa não sabe ao certo o estilo dos móveis e acessórios que irá colocar, pode acabar comprando muito mais do que deveria – ou precisaria. E isso faz com que os gastos aumentem. É interessante planejar cada detalhe antes, e depois procurar a mobília.

3. Invista em almofadas

Almofadas são itens baratos e podem dar um toque de cor, de irreverência ou de classe a um cômodo da casa. É uma ótima opção para quem deseja renovar sem gastar muito. Algumas vezes, uma almofada nova e uma capa de sofá podem deixar uma sala totalmente diferente.

4. Pinte uma parede

Fazer uma pintura em cor diferente ou até mesmo uma textura em apenas uma parede do cômodo é uma das formas mais baratas de transformar um ambiente por completo. Além disso, com um mínimo de habilidade e cuidado, você mesmo pode fazer isso.  

5. Recicle

Sabe aquela mesa de centro com a pintura arranhada e desbotada? Mesmo que pareça com os dias contados, você pode reformá-la. Nada que uma lixa e uma lata de tinta não resolvam. Se preferir pintar com uma cor bem viva, essa peça pode se tornar um item de destaque e, melhor ainda, exclusivo.

Você vai se interessar por:

Veja dicas para calcular o orçamento de decoração

Veja dicas para economizar no design e decoração da casa

Confira quais são os principais gastos para decorar a sala de estar

6. Invista no tecido

Tecidos e papéis de parede estão em alta na decoração de casa, seja em quartos, salas e até cozinhas. Como está na moda aplicar em apenas uma parede (e não na peça inteira), não sai tão caro. Esse é outro investimento que vale a pena, e você mesmo pode aplicar.

7. Usados

Por que não pensar em adquirir alguns móveis de segunda mão? Há muitas opções em antiquários, em anúncios na internet, e até mesmo amigos e parentes podem trocar. Mas é preciso fazer uma avaliação minuciosa para ver se não há defeitos, cupins ou outros problemas que reduzam a vida útil do móvel.

8. Faça você mesmo

Não faltam ideias de móveis e acessórios que você mesmo pode fazer para incrementar a decoração de casa, nas cores e estilos de sua preferência. Seja reciclando materiais – como caixotes de feira – ou comprando o material sem pintura para personalizar. Para alguns, isso é uma diversão.

 

Você tem uma boa dica sobre a decoração de casa? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns