Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Decoração barata e criativa deixa sua casa sustentável

A- A+

Sustentabilidade e reaproveitamento de móveis para deixar a casa renovada sem precisar gastar muito são atitudes que estão na moda. E não é só no Brasil que a decoração barata e criativa cresce a cada dia. Países desenvolvidos seguem essa tendência que alia um belo estilo à consciência da finitude dos recursos naturais.

Aposta na decoração barata e criativa

Com escolhas pontuais, você cria uma decoração bonita sem grandes gastos. Foto: iStock, Getty Images

Como apostar na decoração barata e criativa

Seja quais forem os seus motivos, saiba que a decoração barata e criativa depende da sua disposição. Há que se elaborar internamente o conceito do faça você mesmo, arregaçar as mangas e trabalhar no que deseja.

Passe a olhar para os objetos de outra maneira. Esses pedaços de madeira que você vê diariamente na rua poderiam ser transformados em que? Pense que outras utilidades eles teriam dentro da sua casa.

Se para você é mais fácil fazer o pensamento ao contrário, imagine o que você quer. Agora, tente ver o seu desejo realizado com outros materiais que fujam um pouco do convencional e já esperado.

Já ouviu falar em customização? No contêiner em frente à sua casa tem uma janela antiga. Pegue-a, lixe e pinte. Ela pode ser um quadro de avisos, uma prateleira, um mural para fotos, um espaço para pendurar xícaras… São infinitas possibilidades!

Quer mais uma boa ideia? Escadas velhas suspensas no teto podem virar espaço para pendurar roupas ou o que você quiser.

Liberte a sua imaginação

Peças antigas tem muita utilidade na decoração barata e criativa. Aquele motor que seu avô guarda no porão é ideal para apoio de mesa de centro. Máquinas de costura servem como abajur, e o pé do equipamento que sua tia um dia utilizou na confecção de roupas vira uma linda estante com um pedaço de madeira bem tratada.

Construa com sisal e gravetos quadros personalizados. Revistas sem uso, recortadas em tamanhos variados, podem ser usadas como papel de parede para alguma peça da sua casa ou escritório. Caixas de feira viram armários, mesas, bancos, prateleiras…

Panelas e vidros são perfeitos para você inventar luminárias ou enchê-los de plantinhas. Grades velhas suportam hortas verticais ou se transformam em revisteiros para a sua sala ou banheiro.

Os pallets então… Dá para construir cama, roupeiro, painel para a televisão, sofá, mesa, balcão para cozinha, tudo o que você quiser!

E quem disse que cortina tem que ser sempre parecida? Invente uma que combine com o seu jeito. Ela pode ser de garrafas de vidro, de botões ou de rolhas.

Se a grana está curta para comprar tinta para pintar toda a parede, use os recursos que você tem. Adesivos deixam ambientes charmosos e o custo é muito menor. Rodapés entram nesta mesma tendência.

Tente! Experimente! Além de ser uma terapia, você vai aprender sobre decoração barata e criativa enquanto se diverte.

Você vai se interessar por:

 

Gostou das dicas de decoração barata e criativa? Compartilhe!

lareira em apartamento
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Modelo de abajur para quarto
Mulher em sofá de 2 lugares