Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

De casa nova? Veja dicas para decorar mais por menos

A- A+

Sair da sua casa e mudar-se para um espaço menor ou renovar os ambientes sem fazer grandes reformas. São tarefas complicadas quando você tem o orçamento baixo, mas possíveis se houver criatividade. O desafio de decorar mais por menos pode ser vencido na modificação de pequenos detalhes, como acessórios e pinturas.

Casal trabalha junto e tenta decorar mais por menos.

Decorar sem gastar muito em espaços pequenos depende da sua criatividade. Foto: iStock, Getty Images

Como decorar mais por menos

Os imóveis no Brasil estão ficando cada vez menores. A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio (Ademi-RJ) apurou que, entre 2003 e 2013, as unidades foram reduzidas em 29%. Os apartamentos de um dormitório foram de 55m² para 39m² nesse período.

Assim, quem se muda para ambientes novos precisa readaptar a decoração. E para que o bolso não saia prejudicado nesse processo, quando já é preciso pagar as prestações do imóvel, é importante encontrar caminhos para decorar mais por menos.

Segundo a arquiteta Leila Dionizios, o projeto é complicado para quem não sabe nem por onde começar, mas é possível com atitudes pontuais. Confira algumas dicas:

Elimine o que é desnecessário

Uma das orientações é praticar a “lei do desapego”. Faça uma limpeza naquilo que você tem. Além de encontrar muitas coisas bacanas para o novo ambiente e que você nem lembrava que tinha, também consegue enviar para a doação ou até colocar no lixo aquilo que não usa mais, eliminando a necessidade de gastar mais com armários e cômodas.

Pinte as paredes

Outra dica é investir na pintura das paredes. Com uma lata de tinta, você consegue colorir mais de uma parede na casa. Se escolher cores diferenciadas, que dão uma temática diferente para o espaço, já está conseguindo decorar mais por menos. Mas Leila indica o uso de cores claras, que dão a sensação de amplitude em espaços reduzidos.

Poupe nos objetos decorativos

A arquiteta orienta também que não se exagere nos objetos decorativos. Não é preciso encher o quarto de quadros, estátuas ou bandejas. Você consegue decorar mais por menos se pintar tábuas com tinta branca e fixá-las nas paredes. Ali, você guarda livros e lembranças importantes para você, sem gastar muito e ainda utilizando um espaço precioso em locais pequenos: as paredes.

Decorar mais por menos em espaços funcionais

Tome cuidado, porém, para não ir além da conta na ideia da decoração clean e acabar deixando a sua casa com um clima impessoal. Decorar mais por menos não é algo que exige que você deixe de lado tudo aquilo que expressa a sua personalidade.

Se você gosta de reunir os amigos para beber alguma coisa, utilize os copos e as taças como decoração sobre uma bancada da cozinha.

Além disso, é preciso ter criatividade para ousar e adaptar-se. Se você mudou de casa e, em sua nova residência, não há mais espaço para uma mesa de centro, pode colocar uma banqueta ao lado do sofá ou caixotes de feira pintados e envernizados, e até mesmo malas de viagem empilhadas, caso seja um apaixonado por viagens. Você decora e ainda tem uma opção funcional para apoio em festas e recepções.

Você vai se interessar por:

Carinho com seu patrimônio

Você gosta de cuidar bem da sua casa e do seu patrimônio? Que tal então garantir segurança para os momentos imprevistos? Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta eletricista e encanador para sua casa

Gostou das dicas para decorar mais por menos? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
como calcular a reforma de um apartamento