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por Vivo Seu Dinheiro

De casa nova? Saiba quanto custa uma escritura de imóvel

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Comprar um imóvel tem a parte bacana da procura, da escolha, da sensação de aconchego. Mas é preciso lidar também com toda a papelada que envolve essa operação. E isso tem um preço. Você sabe quanto custa uma escritura? Esse é apenas um dos valores que terá de ser coberto na negociação.

Analisando quanto custa uma escritura de imóvel

Escritura é o documento fundamental para atestar a posse do seu imóvel. Foto: iStock, Getty Images

Quanto custa uma escritura

Não existe uma resposta única para a dúvida sobre quanto custa uma escritura. Afinal, o valor varia conforme cada estado. Via de regra, ele é calculado por faixa de preço.

É importante que o comprador escolha entre o preço venal (que é definido pela prefeitura), ou real. Esse segundo é o mais indicado para evitar problemas na hora de declarar o Imposto de Renda, pois o valor venal costuma fica bem abaixo do custo de mercado.

As associações de registradores imobiliários de cada estado geralmente fornecem uma tabela de valores de todos os tipos de certidões. Em São Paulo, por exemplo, um imóvel na faixa de R$ 235,5 mil terá uma escritura no valor de R$ 1.774,77. Já no Rio Grande do Sul, um bem avaliado entre R$ 250,1 mil a R$ 277 mil terá uma escritura de R$ 1.273,40.

Trâmites

Quando você decide que irá comprar um terreno, casa ou apartamento, é necessário escriturar a alteração de posse do bem, tanto da parte de comprador quanto do vendedor. Esse procedimento é realizado no cartório de notas. Em seguida, é preciso averbar essa escritura no Registro Civil, o que também tem custo.

Outro dos principais custos para a alteração de posse incluem o pagamento do ITBI, o imposto de transmissão. Nesse caso, trata-se de um percentual cobrado sobre o valor (venal ou real) do imóvel, com alíquota máxima de 8%.

Mas os estados têm autonomia para estabelecer os percentuais. Em alguns lugares, trata-se de um percentual fixo, já em outros, pode variar conforme a faixa de preço.

No caso dos imóveis financiados pela Caixa, é comum a solicitação de um depósito de 5% do valor para custear as despesas com impostos, cartório e prefeitura. Assim, ao final do pagamento das prestações, basta solicitar o documento de quitação ao banco e levá-lo ao cartório de Registro de Imóveis.

A importância da escritura

A escritura é um documento com valor legal e jurídico, e é o único meio de comprovar que o imóvel em questão é realmente seu. O documento é um atestado público que lhe confere, de fato, a posse.

Sem a escritura, além de não poder comprovar que comprou, você também não pode vender ou tomar qualquer outro tipo de decisão, ainda que tenha comprovantes de pagamento.

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