Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

DDR3 ou DDR4: entenda os tipos de memória e suas aplicações

A- A+

Para os leigos, essa é uma dúvida que pode não fazer sentido. Mas quem se preocupa em obter sempre o melhor desempenho do seu computador sabe que equipar o aparelho com memória RAM DDR3 ou DDR4 tem diferença. Enquanto uma é o padrão de instalação, a outra representa a evolução da tecnologia para os computadores.

DDR3 ou DDR4: qual escolher?

A memória RAM é um dos componentes mais importantes de um computador. Ela é responsável pelo armazenamento e o gerenciamento dos dados, além de dar as instruções de que o processador precisa para executar suas tarefas. Por isso, escolher instalar DDR3 ou DDR4, tipos de RAM, faz tanta diferença no desempenho que ele vai apresentar.

No uso doméstico, as capacidades totais de DDR3 ou DDR4 não são utilizadas e, por isso, é possível que o usuário nem sinta a diferença. Como a 3 já é o padrão instalado nos aparelhos, quem usa o computador para realizar as tarefas básicas do dia a dia não precisa se preocupar em fazer trocas. Porém, se você leva a sua RAM ao limite, investir no modelo de evolução pode ser ideal.

É que a DDR4 é programada para suportar futuros upgrades e, por isso, é capaz de rodar programas e jogos mais pesados. Elas não apresentam um grande salto de desempenho, mas têm características que são superiores ao modelo anterior. Visualmente, por exemplo, a 4 é mais espessa, tem uma leve curva na borda inferior e tem leve alteração no número de pinos de contato e na posição de encaixe.

DDR3 ou DDR4

Memória RAM é componente interno que pode ser trocado e faz a diferença no desempenho do computador. Foto: iStock, Getty Images

Falando em termos técnicos e de usabilidade, escolher por DDR3 ou DDR4 é optar por níveis de consumo de energia diferentes. Enquanto a 3 usa 1,5V na alimentação, a 4 utiliza apenas 1,2V. A diferença, que pode parecer pequena, gera uma economia de aproximadamente 40% no consumo de energia e ajuda a prolongar a vida útil das baterias de notebooks.

Outra questão que faz a diferença ao optar por DDR3 ou DDR4 é a capacidade de frequência de operação. No mercado, estão disponíveis modelos da memória 3 com opções de capacidade que variam entre 512MB e 8GB. Já a versão 4 é vendida em modelos que tem capacidade variando entre 4GB e 16GB, bem mais elevadas e rápidas.

No bolso, as duas opções de memória RAM também têm diferenças. Os modelos de computadores com DDR3 têm custo mais baixos, porém, têm uma vida útil limitada, em função da evolução tecnológica. No entanto, os com DDR4 custam bem mais caro, apesar de oferecem uma durabilidade prolongada e mais capacidade de armazenamento.

Você vai se interessar por:

Computador é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu computador, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Já sabe se vai escolher DDR3 ou DDR4? Comente.

Pokémon Go
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv