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por Vivo Seu Dinheiro

Darf: veja dicas para o preenchimento

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A burocracia para o pagamento de impostos costuma gerar muitas dúvidas aos contribuintes. Quem está em débito junto à Receita Federal e deseja acertar as contas com o governo, terá que usar o Darf para quitar as pendência. O Darf é a sigla para Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

A utilização do Darf é mais bastante conhecida para quem precisa pagar valores devidos, por exemplo, na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. É por meio do Darf que o contribuinte realiza o acerto na rede bancária.

11 campos do Darf

De acordo com a Receita Federal, o documento que deve ser preenchido pela pessoa física com dívidas contém 11 campos para a colocação de dados. Saiba quais são:

modelo de DARF emitido pela Receita Federal

Modelo de DARF tem campos pré-definidos para serem preenchidos conforme o caso. Foto: reprodução Receita Federal

Campo 1: Deve conter o nome e o telefone do contribuinte

Campo 2: Data da ocorrência ou do encerramento do período base

Campo 3: Número do CPF ou do CNPJ

Campo 4: Deve mostrar o código da receita que está sendo paga. Os acertos mais comuns indicados neste campo normalmente estão vinculados ao Imposto de Renda da Pessoa Física e às multas e juros. Os códigos de tributos e contribuições administrados pela Receita Federal podem ser obtidos no site do órgão.

Campo 5: Deve ser preenchido com:

– código da Unidade da Receita Federal responsável pelo despacho aduaneiro, se relativo ao recolhimento do Imposto de Importação e IPI Vinculado à Importação;

– número do imóvel rural na Receita Federal ( NIRF), de ITR/97 em diante;

– número da respectiva inscrição, se relativo a débito inscrito em Dívida Ativa da União;

– número do processo, se pagamento oriundo de processo fiscal de cobrança ou de parcelamento de débitos;

– número de inscrição do imóvel, se relativo a rendas do Serviço de Patrimônio da União.

Campo 6: deve conter a data de vencimento da receita

Campo 7: mostra o valor principal da receita que está sendo paga.

Campo 8: deve ser preenchido com o valor da multa. O site da Receita Federal ajuda o contribuinte a calcular o número exato 

Campo 9: valor dos juros de mora

Campo 10: deve conter a soma dos campos 7, 8 e 9

Campo 11: tem a Autenticação do Agente Arrecadador.

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