Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Danfe da nota fiscal facilita acesso aos dados eletrônicos da compra

A- A+

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento que registra a circulação de mercadorias e a prestação de serviços. Mas como só existe em formato digital, usa como apoio o chamado Danfe da nota fiscal.

O seu papel é facilitar o acesso aos dados da NF-e e acompanhar a movimentação das mercadorias. Mas você sabe como utilizar esse recurso para conferir a autenticidade da sua Nota Fiscal Eletrônica?

Mulher analisando o danfe da nota fiscal

Documento facilita o acesso à Nota Fiscal Eletrônica e aos dados que envolvem a compra. Foto: Shutterstock

Consulta com Danfe da nota fiscal

Ao receber uma mercadoria que emita NF-e, o pacote vem acompanhado do Danfe (sigla para Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), que é impresso em folha que varia entre os tamanhos A4 e ofício.

Além de elementos como o nome do destinatário e os detalhes de compra, o documento conta com a presença obrigatória de uma chave de acesso e do código de barras.

Com 44 dígitos, é a chave de acesso, localizada logo abaixo do código de barras, que permite entrar no site da Nota Fiscal Eletrônica e fazer o login no sistema. Com ela em mãos, é só acessar o site, inserir os números e, na sequência, o código de verificação, disponível ao lado dos campos de preenchimento.

Uma vez no sistema, é possível consultar a NF-e, os dados de quem emitiu o produto, os valores e os detalhes do envio. Outra possibilidade é fazer o download do documento (para quem possui certificado digital) ou ainda imprimi-lo.

Usar o Danfe da nota fiscal traz benefícios

Em diversos estados, o uso da Nota Fiscal Eletrônica tem sido incentivado por meio de programas que oferecem benefícios e a participação em sorteios para o consumidor.

O objetivo é aproveitar as vantagens que a emissão eletrônica pode oferecer, como a redução do consumo de papel, que diminui o impacto ecológico. Outro ponto positivo é a padronização da nota, que gera mais transparência e credibilidade para o processo fiscal.

No Paraná, por exemplo, o cidadão participa de sorteios mensais de prêmios e também acumula créditos que podem ser convertidos em bônus para o celular, descontos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou depósitos em dinheiro diretamente na conta bancária.

Já no Nota Fiscal Carioca, o benefício extra inclui o desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), também com direito a participação em sorteios que acontecem todos os meses.

Você vai se interessar por:

Resgate do programa Nota Fiscal Paulista: Como utilizar créditos

Nota Fiscal Amazonense garante prêmios diários aos contribuintes

Exija nota fiscal: 7 motivos para solicitar o documento

Monitore o seu CPF

Além de exigir a nota fiscal em suas compras e conhecer o funcionamento da Danfe da nota fiscal, é importante estar com o CPF regular e livre dependências. Se essa é a sua busca, você precisa conhecer o Vivo Alerta CPF.

Entre as funções do serviço, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

E aí, gostou das dicas para usar o Danfe da nota fiscal? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças