Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

A grana anda curta? Descubra como viajar sem dinheiro

A- A+

Os brasileiros gostam mesmo de uma viagem. Não importa quando ou como, o que vale é ter um tempo para si, mesmo que isso implique em ter de viajar sem dinheiro e encontrar alternativas para se manter no destino.

Uma pesquisa inédita do SPC Brasil, divulgada em 2015, mostra que 51% das pessoas preferem deixar de comprar roupas e calçados para poder viajar. Ou seja, para a maior parte da população, mais vale viver uma experiência turística do que investir em artigos de conforto. Mas será que há como embarcar em uma aventura sem recursos financeiros?

Viajar sem dinheiro de bicicleta

Viagem de bicicleta, para locais próximos, é opção para quem não quer gastar. Foto: iStock, Getty Images

As possibilidades de viajar sem dinheiro

As viagens fazem parte de um processo de busca por uma vida mais tranquila, com mais tempo disponível para se dedicar à família e àquilo que dá prazer, ainda que isso obrigue a conviver com menos dinheiro. O estudo do SPC mostra que 69% da população opta por esse tipo de rotina, que pode garantir mais qualidade de vida e bem-estar.

E não é preciso ter uma grande reserva financeira para sair desbravando novos destinos. Viajar sem dinheiro é possível se você estiver disposto a abdicar de certos confortos e a se esforçar para conseguir oportunidades mais baratas. “Você provavelmente terá de fazer mais pesquisas, mas é plenamente viável”, defende Deise Oliveira, editora do blog Viagem pelo Mundo.

Ela entende, contudo, que são viagens mais trabalhosas. Ainda assim, podem ser mais ricas em experiências, já que permitem contato com locais e métodos que a maioria das pessoas que viaja para aqueles destinos não tem. Quando você viaja de carona, por exemplo, acaba aprofundando o conhecimento da cultura local e da realidade daquele lugar.

Por sua vez, a editora de conteúdo do blog Quanto Custa Viajar, Amanda Santiago, ressalta que, para viajar sem dinheiro, você precisa mais das outras pessoas. “Você vai depender da bondade de outros para caronas, para trocar trabalho ou algum tipo de ajuda que você possa oferecer por hospedagem e comida”, explica a blogueira.

Carona ao viajar sem dinheiro

Se você vai viajar sem dinheiro, talvez precise contar com caronas. Foto: iStock, Getty Images

Você vai se interessar por:

Aprenda como calcular custo de viagem antes de partir para as férias

Conheça os melhores aplicativos para viagem e facilite sua vida

Empréstimo para viagem pode não ser uma boa ideia

Dicas para viajar sem dinheiro

Pesquisar é preciso

A primeira e principal dica para quem vai viajar sem dinheiro é a pesquisa. “Procure informações de outras pessoas que já visitaram o local. Pesquise valores de hotéis. Se o destino for muito acima do seu orçamento, procure outro que seja parecido. Os museus geralmente oferecem entrada grátis um dia específico, então, vale a pena pesquisar”, orienta Deise.

Escolha bem o destino

Outra ação importante é tomar cuidado para fazer escolhas inteligentes. “É preciso pensar em um destino que seja perto ou barato. Passagens aéreas são mais caras quanto mais longe for o destino. Para quem planeja viajar sem dinheiro, tem que pensar na carona ou um lugar perto para chegar, por exemplo, de bicicleta”, indica Amanda.

Pague menos pela alimentação

Ela também destaca a importância de fazer boas escolhas quando o assunto é alimentação. “Certas comidas são baratas no mundo inteiro. Geralmente, comidas de rua são bem econômicas“, avalia.

Outra economia que se pode fazer é comprar no mercado litros de água e ter sempre uma garrafinha com você, para evitar de comprar água na rua. “Fazer sanduíches e levar na mochila também economiza”, sugere Amanda.

Comer na rua ao viajar sem dinheiro

Optar pela chamada comida de rua pode ajudar você a economizar na viagem. Foto: iStock, Getty Images

Economizar é possível

Para Deise Oliveira, a tarefa de economizar parece difícil, mas não é. “Em todas as nossas viagens (da equipe do blog), tentamos encontrar alguma maneira de economizar. Seja em transporte público ou comprando os itens para o café da manhã no supermercado”, afirma.

Planeje em detalhes

Mas não se pode esquecer de fazer um planejamento financeiro, principalmente com o orçamento apertado. Amanda considera necessário preparar uma relação de dias x dinheiro e também pensar em um valor para emergências, como alguma doença ou acidente.

“Também é importante pensar em diversas alternativas, caso sua primeira ideia não dê certo. Então, duas ou três opções de transporte e de hospedagem, sempre”, finaliza.

Você tem uma boa dica para viajar sem dinheiro? Deixe seu comentário.

organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia
trabalhar de babá no exterior