Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Da arquitetura de Niemeyer ao cerrado: conheça os atrativos de Brasília

A- A+

A arquitetura de Oscar Niemeyer, que assina os projetos dos principais prédios de Brasília, fez com que a capital federal, inaugurada pelo presidente Jucelino Kubitschek em 1960, virasse não só a sede do poder no Brasil, mas também um dos principais destinos turísticos do país.

Considerada uma das grandes obras do século XX, a cidade foi classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1987. Construída sobre o cerrado do centro-oeste brasileiro, Brasília também preserva exemplares da vegetação original em toda a sua extensão.

Foto: iStock, by Getty Images

A cidade é um dos principais destinos turísticos do país. Foto: iStock, by Getty Images

Durante o recesso parlamentar, que coincide com as férias escolares, facilitando para quem quer viajar em família, é possível encontrar melhores preços em hotéis. Vale prestar atenção, no entanto, no funcionamento de prédios públicos, como o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, que podem ter horários reduzidos para visitação durante o recesso.

Oito lugares imperdíveis em Brasília

As opções de turismo em Brasília são muitas. Destacamos oito lugares imperdíveis capital federal.

  1. Praça dos Três Poderes

Destino obrigatório para conhecer a arquitetura de Brasília, a praça abriga o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso Nacional (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário). Todos os edifícios são obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Na praça, estão a Pira da Pátria, com uma tocha permanentemente acesa, e o Mastro da Bandeira, que tem a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo.

Praça dos três poderes em Brasília. Foto: Divulgação/SEGETH

Praça dos três poderes em Brasília. Foto: Divulgação/SEGETH

  1. Catedral Metropolitana

Outra obra com as formas ousadas de Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília: a pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958, mas foi inaugurada de fato somente em 1970. Em formato circular, com vidros externos transparentes, a igreja tem uma réplica da padroeira do Brasil – a original encontra-se na Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo, e é decorada com uma via sacra de Di Cavalcanti.

Catedral Metropolitana. Foto: Marcello Casal Jr. - ABr

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento criado em Brasília. Foto: Marcello Casal Jr. – ABr

  1. Palácio da Alvorada

Projetada por Oscar Niemeyer, a residência oficial do presidente da República é uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e foi o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte. O Palácio tem configuração horizontal arrematada por uma capela que remete às antigas casas de fazenda do Brasil colonial. O formato diferenciado das colunas externas lembram as redes estendidas em varandas, como as que contornavam os casarões.

  1. Catetinho

Foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek. O projeto museográfico procurou retomar as referências de época, preservando objetos que pertenceram ao ex-presidente, bem como o mobiliário original. Reproduções fotográficas complementam as ambientações com o objetivo de propiciar ao público um testemunho vivo da construção de Brasília.

Foto: José Cruz - ABr

Primeira residencia de Juscelino Kubitschek. Foto: José Cruz – ABr

  1. Estádio Mané Garrincha

Reformado para a Copa do Mundo de 2014, o estádio foi sede de importantes jogos durante o Mundial no Brasil. Uma “floresta de pilares”, como chamou o arquiteto responsável pelo projeto, Eduardo Castro Mello, foi um dos marcos da reforma. Os pilares formam uma espécie de varanda de acesso para as pessoas que chegam ao estádio e tem como inspiração as obras de Niemeyer, que têm como característica marcante o uso de pilares na fachada.

Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil

Copa do Mundo foi realizada no estádio. Foto: Marcello Casal Jr. – Agência Brasil

  1. Lago Paranoá

Criado durante a construção de Brasília a partir do represamento do Rio Paranoá, o lago artificial com 40 km² de extensão é fonte de biodiversidade e reduto de lazer na capital federal. O lago é muito usado para a prática de esportes náuticos. Sobre o Paranoá, está a Ponte JK, inaugurada em 2002. O projeto arquitetônico, composto de três arcos que imitam o movimento de uma pedra quicando na água, rendeu ao arquiteto Alexandre Chan a Medalha Gustav Lindenthal na International Bridge Conference, em 2003, nos Estados Unidos.

Foto: iStock, by Getty Images

Esportes náuticos podem ser praticados no lago. Foto: iStock, by Getty Images

  1. Parque da Cidade

Fundado em 1978, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek é o maior parque urbano de Brasília e do mundo, com 420 hectares. O local abriga quadras para a prática de esportes, pistas para corrida e caminhadas, quiosques, lago e um pavilhão coberto para feiras e exposições. O parque conserva, também, grande diversidade de árvores nativas e exóticas, além de diferentes espécies de animais.

  1. Jardim Botânico

Outro espaço criado para preservar a fauna e a flora do cerrado, ao mesmo tempo em que proporciona espaço de lazer na capital federal, foi o Jardim Botânico de Brasília. No espaço, é possível fazer piqueniques e trilhas em meio a centenas de espécies de plantas catalogadas numa área de 5 mil hectares.

Foto: Antonio Cruz - ABr

Piqueniques e trilhas podem ser feitos no local. Foto: Antonio Cruz – ABr

Assistência para sua tranquilidade

A Vivo também ajuda você a encontrar os melhores preços de passagens e hospedagem em Brasília. A Vivo tem um site especializado na pesquisa de ofertas para que o usuário compre nos maiores sites de e-commerce filtrando os melhores preços e produtos em diversos departamentos: o Vivo Compras, que possui ofertas para viagens, como passagens e reservas de hotéis.

 

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
queda do dólar