Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

CyanogenMod promete melhorar desempenho em aparelhos com Android

A- A+

Nem Android, nem qualquer outro sistema operacional. Se a sua preferência for por uma opção alternativa, que ofereça mais liberdade ao usuário, pode recorrer ao CyanogenMod. Em sua versão de número 13, chega a sete aparelhos, impactando de forma positiva, com melhorias no desempenho.

A mudança pode ser válida para usuários que considerem os sistemas tradicionais engessados demais, já que não possibilitam acesso total a algumas funções. Mas até o momento apenas quem possui determinados aparelhos com Android pode fazer a modificação.

Pessoa usando o sistema CyanogenMod.

Modificação permite explorar mais recursos do que os oferecidos normalmente. Foto: iStock, Getty Images

Entenda o CyanogenMod

O CyanogenMod é uma distribuição de firmware personalizado. Baseado no projeto de código-aberto do sistema operacional do Google, sua instalação tem como objetivo aumentar o desempenho e a confiabilidade dos recursos, além de oferecer novas possibilidades ainda não utilizadas no Android.

O CyanogenMod 13 é uma versão para Android 6.0, com base em recursos do Android Marshmallow. Há ainda a versão 10 (para Android 4.1), 10.1 (para Android 4.2), 10.2 (para Android 4.3) e 11 (para Android 4.4). As variantes do sistema são quatro: Stable, Release Candidate, M-Series e Nightlies.

A versão disponível para o CyanogenMod 13 é a Nightlies. Trata-se, de acordo com a própria desenvolvedora, de uma versão um pouco mais volátil, se comparada às demais. Ou seja, são ROMs que surgem com modificações frequentes – às vezes em intervalos curtos, de um ou dois dias – e podem ficar desatualizadas. Por isso, não são recomendadas para usuários de nível intermediário.

Vale lembrar que essas modificações e atualizações não são indicadas sem que antes o usuário faça a formatação dos aparelhos. O melhor a fazer é instalar por meio de flash, evitando assim uma série de problemas de compatibilidade e garantindo maior segurança no processo. Para fazer o download e verificar o processo de instalação em cada aparelho, confira o site oficial da ferramenta (em inglês).

Também no portal, os desenvolvedores do CyanogenMod deixam claro que o objetivo da ferramenta é otimizar o desempenho, mas não se responsabilizam por qualquer tipo de dano causado ao telefone.

CyanogenMod em sete aparelhos

A modificação para Android já está disponível e é compatível com sete aparelhos. Veja abaixo a lista completa. A ideia é que ela seja ampliada aos poucos, fazendo com que o CyanogenMod se torne compatível com cada vez mais smartphones:

  • OnePlus One
  • Nexus 7
  • LG G4
  • Samsung Galaxy Tab Pro 8.4
  • LG G Pad 7.0
  • LG G3 (Verizon)
  • Moto X 2014

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Gostou de saber mais sobre a CyanogenMod? Então, aproveite para compartilhar esse conteúdo!

queda do dólar
vale a pena comprar celular top de linha
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
smartphone com maior tela