Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cursos à distância são opção de qualificação com economia

A- A+

Para quem busca uma nova carreira ou recolocação no mercado de trabalho, estudar é preciso. Manter-se atualizado faz diferença na hora de disputar uma vaga. E nem mesmo a falta de tempo para ir até uma instituição de ensino é desculpa para não buscar mais conhecimento: os cursos à distância suprem essa necessidade.

Foi-se o tempo em que os cursos à distância eram sinônimo de má qualidade no ensino. E os números comprovam que o preconceito com a modalidade vem sendo superado no Brasil. Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que, entre 2001 e 2011, o número de matrículas disparou de 5 mil para quase 1 milhão.

Cursos à distância são opção para estudos.

Uma das vantagens da modalidade é poder programar a sua rotina de estudos. Foto: iStock, Getty Images

Preço é vantagem dos cursos à distância

O quesito preço não é a única vantagem dos cursos à distância, mas provavelmente é a mais relevante. Conforme um estudo da consultoria Hoper Educação, essa modalidade pode chegar a um terço do valor do ensino presencial.

Esse “desconto” é possível porque o espaço físico necessário para a realização de um curso nessa modalidade é muito menor do que para as aulas convencionais. Mesmo com um alto investimento para implantar uma estrutura para a transmissão das aulas – equipamentos e material didático – ainda é viável formar alunos a um preço acessível.

Existem, claro, outras vantagens para o estudante. Entre elas, montar a própria rotina de estudos (com horários mais flexíveis), economizar tempo e dinheiro com o deslocamento até uma instituição de ensino, além da redução de despesas do material didático, que atualmente é quase todo disponibilizado de forma virtual.

Cursos à distância em todos os níveis

Hoje em dia, é possível realizar cursos à distância para qualquer tipo de qualificação que você esteja procurando. Desde cursos livres, profissionalizantes, técnicos e até mesmo graduação, pós-graduação e especializações.

No Ensino Superior, já são centenas de universidades reconhecidas pelo MEC, sendo que alguns cursos viabilizam um valor ainda menor, como é o caso das licenciaturas. Mas a ausência de um professor e mesmo dos colegas não significa maior facilidade.

Assim como nos cursos presenciais, é necessário prestar exames, fazer trabalhos, obter frequência e notas mínimas, sob o risco de reprovação. Além disso, exige tempo, dedicação e muita disciplina.

O fato de as aulas serem ministradas à distância não significa que os cursos estejam disponíveis a todos. Para se matricular em um curso que exija pré-requisito, é necessário apresentar um certificado de conclusão da etapa anterior. Para a graduação, por exemplo, é preciso comprovar a conclusão do Ensino Médio e participar de um processo seletivo.

Os cursos de idiomas online também têm ganhado destaque. Além da flexibilidade de horários, é uma opção para alunos tímidos. O ponto negativo, entretanto, é a dificuldade para correção da pronúncia, o que tem sido superado em aulas por áudio e vídeo.

Onde a modalidade esbarra

Mas há gargalos no ensino à distância e um deles é a quantidade limitada de cursos, sobretudo nas instituições públicas, que são alternativas gratuitas.

Outro problema é a indisponibilidade de polos de ensino em muitos municípios, o que impossibilita o curso. Isso porque, na maioria dos cursos, é necessário haver ao menos uma aula presencial por semana, que ocorre nesses polos.

Você vai se interessar por:

Veja como voltar a estudar sem gastar muito dinheiro

Conheça cursos de economia pela internet

Setor de serviços é uma boa oportunidade de emprego

Transforme suas tarifas em benefícios

Para quem deseja estudar, sempre é bom economizar, não é mesmo? Com a Conta Bônus, as taxas mensais que você paga ao banco ou à operadora do cartão de crédito podem ser revertidas integralmente em bônus de ligações. O crédito é recarregado em até dez dias úteis após o débito da tarifa.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Interessado nos cursos à distância? Cadastre-se e receba a nossa newsletter.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade