Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Curso técnico pode ser atalho para boas oportunidades de trabalho

A- A+

Que estudar é fundamental para conquistar oportunidades profissionais você já sabe. Mas se o Ensino Superior parece inalcançável no momento, seja por motivos financeiros ou qualquer outro, que tal investir em um curso técnico? De custo acessível, ele oferece formação em um prazo mais curto e pode abrir diversas portas para você.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a capacitação profissional é um dos principais aliados e também um dos grandes desafios para quem está em busca de melhores oportunidades de emprego. E é nesse aspecto que a modalidade educacional se destaca.

Investir em um curso técnico ajuda em capacitação profissional.

Rápida formação, acesso ao mercado e estabilidade são vantagens do curso técnico. Foto: iStock, Getty Images

Motivos para investir em um curso técnico

Geralmente em curta duração, o curso técnico é uma alternativa para quem quer acessar mais rápido o mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, 70% desses profissionais conseguem emprego em menos de um ano após a conclusão dos estudos, conforme o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Outro ponto positivo é que profissionais com curso técnico também possuem estabilidade no emprego. É o que aponta o Senai no mesmo levantamento: o balanço entre demissões e contratações foi positivo entre os anos de 2014 e 2015, mesmo com o número crescente de matrículas.

Estima-se que, nos últimos seis anos, houve crescimento de mais de 80% no número de matriculados em cursos técnicos. Em 2008, eram de 928 mil, ano passado chegou-se a 1,7 milhão.

O objetivo é que até 2018 sejam abertas mais 12 milhões de vagas. Os números contam no Censo da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC).

Programa federal é opção de formação

Quem busca o ensino técnico pode recorrer ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com o Bolsa-Formação, mais de 400 mil vagas foram abertas para qualificação profissional de trabalhadores no segundo semestre – 250 mil destinadas a cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e 150 mil de cursos técnicos.

Através do programa do Governo Federal, é possível conseguir pagamento integral de mensalidades em escolas técnicas particulares. Ele permite a seleção de um curso técnico devidamente habilitado, em locais mais próximos dos estudantes, o que facilita o acesso à formação.

As carreiras mais promissoras na área técnica são as de monitoramento e suporte de computadores, mecânicos de manutenção e instalação de ar condicionado, desenvolvimento de sistemas, técnico de vestuário e técnico de alimentos.

Conheça o Curso Técnico Brasil

Está em busca de mais informações sobre essa modalidade de capacitação profissional? O portal Curso Técnico Brasil reúne um material completo para os interessados. No site, é possível encontrar notícias, oportunidades de cursos online, gratuitos e a distância, além de disponibilizar uma loja virtual para compra de material didático.

Segundo o editor do portal, Bruno Yassuda, como as vagas no mercado de trabalho estão escassas e o custo do nível superior é elevado, o melhor caminho é ir em busca de uma qualificação técnica.

Você vai se interessar por:

Escola técnica é opção de formação rápida e com boa empregabilidade

Saiba como acompanhar o resultado do Sisutec

Veja como voltar a estudar sem gastar muito dinheiro

Economize sempre

Para quem quer investir nos estudos, sempre é bom poupar cada centavo que ganha. E isso você pode fazer ao realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade.

Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre cursos técnicos? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria