Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Curso de garçom é opção para entrada no mercado de trabalho

A- A+

A taxa de desemprego em junho, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chegou a 6,9% – a maior para o mês desde 2010. A saída para quem está em busca de trabalho é a qualificação. Nesse sentindo, a formação profissionalizante pode ser alternativa interessante. Entre as opções disponíveis, o curso de garçom ocupa destaque atualmente.

O mercado de trabalho nessa área tem se tornado promissor, em especial com o aquecimento do setor hoteleiro e turístico brasileiro nos grandes eventos aqui sediados, como a Copa do Mundo e Olimpíadas. Conheça a seguir diferentes opções de cursos e aproveite esse bom momento para se especializar.

seudinheiro-curso-de-garcom

Qualificação profissional é sempre uma boa alternativa para se colocar no mercado. Foto: iStock, Getty Images

Onde encontrar um curso de garçom

Se você mora no Rio de Janeiro, a sua busca pela qualificação é facilitada. O Sindicato dos Garçons, Barmens e Meitrês do Estado (Sigabam) oferece um curso de garçom e meitrê uma vez por mês, com duração de duas semanas, de segunda a sexta-feira, em um total de 60 horas. As turmas são formadas por no máximo 25 alunos.

Os matriculados têm aulas teóricas e práticas. Entre os tópicos de aprendizado estão organização e higiene pessoal, relacionamento interpessoal, montagem e arrumação de mesas e conhecimento de vinhos. Além disso, os alunos também aprendem sobre legislação trabalhista e tributária. Para a realização da inscrição, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Curso de garçom pelo Senai e Senac

Para quem não reside no Rio de Janeiro, ou não tem condições de viajar até a capital carioca, existem outras possibilidades, inclusive gratuitas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por exemplo, disponibiliza uma oportunidade de profissionalização sem custos de mensalidade e com uma carga mínima de 160 horas

Outra instituição que possui curso de garçom é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Com matrículas abertas para a alta temporada, a formação tem carga horária mínima de 500 horas. Além das aulas em laboratórios, o curso prevê a aplicação de conhecimentos em atividades desenvolvidas nos hotéis-escola Senac.

Ao contrário do Senai, o segundo não apresenta cursos completamente grátis, mas você pode se candidatar a bolsas. Entre os conteúdos propostos por ambos os órgãos, estão higiene e segurança no trabalho, atendimento a clientes interno e externo, reconhecimento, preparo e serviço de bebidas, entre outros tópicos.

Você vai se interessar por:

Infográfico: veja as 5 cidades onde almoçar em restaurante é mais barato

Confira 5 formas de economizar em restaurantes em São Paulo

Veja apps que encontram os melhores restaurantes por geolocalização

Regulamentação da profissão vai à sanção

Além do mercado aquecido e as diferentes maneiras de obter a formação profissionalizante, um Projeto de Lei aprovado pelo Congresso Nacional em junho pode tornar a profissão de garçom ainda mais procurada. O PL1048/91 prevê a regulamentação da categoria e estabelece que as gorjetas não podem ultrapassar o valor de 10% do serviço.

Segundo o texto, que aguarda a sanção presidencial, para exercer a profissão de garçom, será preciso um registro junto às Delegacias Regionais do Trabalho, além de outras exigências, como declaração do sindicato da classe de que o interessado tenha mais de dois anos de experiência e atestado médico que comprove que o aspirante a garçom não é portador de doença infectocontagiosa.

No entanto, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) se manifestou oficialmente em seu site contra a aprovação do projeto da forma que está. A entidade alega, entre outros motivos, que o texto, que data de 1991, é defasado e não acompanhou as mudanças de legislação nas últimas duas décadas.

Cuide das suas finanças

Para quem está em busca de oportunidades de trabalho, sempre é bom conhecer maneiras de economizar e ter acesso a facilidades na gestão do seu dinheiro. Se você gosta dessa ideia, conheça o Vivo Zuum, um serviço que funciona como uma conta corrente pré-paga no celular. Com ele, você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Pronto para o seu curso de garçom? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria