Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Curso de educação financeira ensina a lidar melhor com seu dinheiro

A- A+

Conseguir quitar as dívidas, controlar as finanças ou saber qual é a melhor opção de investimento não são tarefas fáceis, e nem sempre é possível dar conta de tudo sozinho. Para quem precisa de ajuda para estabelecer um bom planejamento, optar por um curso de educação financeira pode ser a solução.

Existem diversos cursos sobre finanças pessoais, com diferentes enfoques de acordo com as necessidades de cada um. Você pode até conhecer as regras básicas para a organização financeira, mas não as aplicar. E essa é justamente uma das razões para assistir aulas sobre o tema.

Curso de educação financeira é boa ideia

Aprender a organizar as finanças resulta em uma melhor qualidade de vida. Foto: iStock, Getty Images

Quando fazer um curso de educação financeira

Com o aumento de taxas e impostos, inflação em alta e a economia desestabilizada, o número de famílias endividadas e inadimplentes também cresceu. Segundo a Serasa Experian, 59 milhões de pessoas iniciaram 2016 nessa condição, a maior marca desde 2012, quando o levantamento começou a ser realizado.

Quem possui dificuldades para organizar e controlar o orçamento, acaba gastando mais do que ganha. Isso só piora a situação, causando impactos negativos na vida pessoal, profissional e até mesmo emocional.

O objetivo do curso de educação financeira é justamente trabalhar a questão comportamental, ajudando as pessoas a mudar seus hábitos e a entender a importância de controlar as finanças.

Até mesmo para quem não está endividado e não possui problemas financeiros, esse tipo de abordagem é indicada. Além de trabalhar as finanças pessoais, há opções que informam sobre o mercado financeiro de modo geral, ajudam a manter o orçamento no azul, ensinam sobre investimentos e também como planejar uma aposentadoria mais tranquila.

Dicas de cursos online e gratuitos

Para quem se interessou e quer tomar as rédeas da vida financeira, há várias opções de curso de educação financeira que podem ser feitos pela internet e de forma gratuita.

Um deles é oferecido pela DSOP Educação Financeira, que disponibiliza conteúdos online gratuitos através de vídeo-aulas de curta duração. O curso oferece materiais de apoio para download e exercícios sobre cada uma das aulas. A metodologia trabalha o comportamento do aluno, focando na mudança de hábitos e costumes.

O Instituto Educacional BM&FBOVESPA também possui cursos online e modalidades para empresas, sobre temas como ações, bolsa de valores, fundos de investimentos, taxas de juros e finanças pessoais.

Já a Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece cursos online e gratuitos sobre finanças pessoais. São cursos com duração de 8 a 12 horas, com conteúdos como orçamento familiar, investimentos e planejamento da aposentadoria.

Para quem quer conhecer os princípios básicos de finanças para negócios, a HP disponibiliza um curso de educação financeira gratuito e online que ensina a determinar tipos de despesas, calcular seu ponto de equilíbrio e a usar uma planilha para facilitar os cálculos.

Em cada estado, o Procon também costuma oferecer cursos presenciais sobre controle do orçamento. Os encontros realizados pelo órgão de defesa do consumidor abordam a questão do endividamento e da organização financeira. A dica é procurar a unidade na sua cidade e se informar.

Por fim, no site da Serasa, também é possível acessar dicas, guias e até mesmo fazer testes sobre educação financeira, que ajudam no planejamento do orçamento familiar.

Você vai se interessar por:

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

O que acha de buscar mais conhecimento em finanças? Se o artigo lhe fez lembrar de alguém, compartilhe!

vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças
inteligência financeira para vencer na vida
tempo é dinheiro?
como fazer um plano financeiro
melhor forma de economizar