Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Curso de culinária pode colaborar para um novo hobby

A- A+

Se para alguns a gastronomia é profissão, para outros é uma atividade que acaba se tornando um hobby. Seja para criar novos pratos ou reunir os amigos em um jantar, o segredo é testar novas opções e quem sabe até buscar um curso de culinária para se aperfeiçoar.

Curso de culinária: por onde começar

Agregar os conhecimentos de um curso de culinária ao seu modo de cozinhar não é apenas uma forma de aprender como combinar alimentos, mas também como prepará-los de modo a aproveitar seus nutrientes. Para a cozinheira e blogueira de gastronomia Maísa Campos, é um processo de descobrir novas habilidades e desenvolver o seu paladar.

A dica é buscar um curso de culinária que se adapte ao tipo de alimentos que você costuma preparar e também que esteja de acordo com o seu nível de conhecimento. Ao iniciá-lo, Maísa ressalta que também é importante estar disposto a experimentar coisas novas, frequentar mercados e feiras e não ter vergonha de perguntar o que é cada um dos produtos oferecidos.

“Cheire as especiarias, teste o sabor dos temperos. A cozinha é sensorial. Por isso, a melhor maneira de aprender a cozinhar é estar pronto para afinar os sentidos”, lembra Maísa. Preparar pratos também significa errar no processo de aprimorar uma receite ou mesmo fazê-la nas primeiras vezes. Quando o resultado não é o esperado, a saída é tentar de novo.

O curso de culinária é uma forma não só de tornar a gastronomia profissão, mas também um hobby. Foto: iStock, Getty Images

O curso de culinária é uma forma não só de tornar a gastronomia profissão, mas também um hobby. Foto: iStock, Getty Images

Culinária para se inspirar

Em alguns casos a vontade de cozinhar começa ao ver os os pais preparando as refeições e em outras vira a obrigação de que passou a morar sozinho. As motivações são variadas, mas a verdade é que não é difícil se render aos encantos que a mistura de temperos e criações oferece. Para Maísa, essa relação começou ainda cedo.

“A cozinha sempre foi, pra mim, o melhor lugar da casa. Aos dez anos, já sabia fazer o básico. O interesse por este universo sempre foi pulsante dentro de mim. Comprava livros, reunia amigos, testava receitas, promovia jantares”, conta Maísa.

A culinária sempre foi o seu hobby, mesmo quando o tempo passou a ser preenchido com as aulas do curso de Direito. Secretamente, a vontade ainda era de de abrir um restaurante, mesmo que fosse depois que ela se aposentasse como advogada.

Não foi preciso esperar tanto. Depois de vencer um reality show gastronômico, o que era apenas hobby virou também profissão. Atualmente, Maísa conta com um ateliê de cozinha próprio e, além de preparar eventos, também dá aulas para os interessados em aprimorar suas habilidades culinárias – seja para as horas vagas ou como trabalho.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas para começar um curso de culinária? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez
Opção para investir em commodities