Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cupons de desconto tiveram início com Coca-Cola; conheça a história

A- A+

Já parte da rotina de consumo nos Estados Unidos, os cupons de desconto estão começando a ganhar popularidade no Brasil. Embora o consumidor do país ainda esteja em processo de conhecer como eles funcionam, suas vantagens já começam a seduzir aqueles que gostam de contar com vantagens, principalmente financeiras, na hora de realizar uma compra.

O início dos cupons de desconto

Embora os cupons tenham começado a se disseminar pelo país há pouco tempo, sua história é muito mais antiga e data ainda do início do século passado. Como tudo isso começou? A resposta está ligada a uma das marcas mais valorizadas que você conhece: a Coca-Cola.

cupons

Cupons de desconto digital facilitam compras online. Foto: iStock, by Getty Images

A história de sucesso da bebida, aliás, está muito próxima com a criação desse novo formato de relacionamento com o público. A mente por trás de tudo foi a do empresário americano Asa Chandler. Na tentativa de criar uma tática de marketing que desse resultados promissores, ele encontrou nos cupons uma forma de conquistar o consumidor.

O primeiro cupom de desconto data de 1887 e nada mais era do que um pedaço de papel, ainda escrito a mão, que oferecia um copo grátis de Coca-Cola. Com o passar dos anos, a estratégia adquiriu fôlego e se tornou uma das principais formas de fazer com que a marca, até então desconhecida, ganhasse o público. Para se ter uma ideia, entre os anos de 1894 e 1913, um total de 8,5 milhões de cupons foram distribuídos. A estimativa é de que um a cada nove americanos tenham sido beneficiados.

A era digital dos cupons

Dos cupons feitos a mão da Coca-Cola, passamos hoje para um formato digital. Se antes havia a necessidade de se deslocar até a loja para validar o papel e fazer a compra, agora tudo é feito pela internet, de forma muito mais rápida e prática para o cliente. Basta entrar nos sites de buscadores, procurar pela palavra-chave e ver surgir páginas e mais páginas que permitem adquirir os cupons de desconto.

O sistema de funcionamento é simples e apenas sofre algumas variações de acordo com a empresa que faz a oferta. Existem diversos sites que oferecem os cupons de desconto de forma gratuita. Em outros casos, uma taxa de adesão ao sistema é cobrada. Nas duas situações, a vantagem é que o pagamento do produto só é feito – com o desconto – se o consumidor efetuar a compra.

Com cada vez mais pessoas descobrindo como utilizar os cupons e os seus benefícios, a tendência é que eles se popularizem ainda mais na internet. Exemplo disso é o Vivo Descontos, site criado especialmente para oferecer ao cliente ofertas exclusivas em cupons. São opções para a compra de roupas, ingressos para parques, restaurantes e dezenas de outros serviços.

Procure por serviços de descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Conhecia a história dos cupons de desconto? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular