Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cupons de desconto viram estratégia de relacionamento com o cliente

A- A+

Projeções da e-Bit, empresa especializada em gerar dados sobre comércio online, indicam que o universo de usuários de cupons de desconto no Brasil já chega a 50 milhões de pessoas. Não é por acaso que cada vez mais empresas estão investindo nesse tipo de ação como estratégia para melhorar o relacionamento com o cliente.

Um próximo nível de amadurecimento desse mercado no Brasil é o chamado click and collect, que ganha força em países como o Reino Unido e a China, surgindo como tendência no mercado como forma de fazer interagir o sistema de compra e venda online e offline.

Dados da consultoria OC&C, no Reino Unido, indicam que o volume de compras realizadas online, porém com retirada na loja, deve superar a entrega a domicílio em 2015. Além da experiência física de relacionamento com o cliente, vista como positiva para as empresas, há um benefício dessa tendência ao planejamento urbano, principalmente nas grandes cidades, que enfrentam problemas crônicos de mobilidade no trânsito.

seudinheiro-Relacionamento-com-o-cliente

Empresas estão utilizando aplicativos para se manterem próximos do cliente. Foto: iStock, by Getty Images

Relacionamento com o cliente mobile em loja física

Na prática, a lógica do click and collect faz com que os consumidores adquiram produtos no site, mas retirem as compras em uma loja física. Embora soe contraditório, as empresas usam de estratégias online para reforçar o relacionamento com o cliente offline, inclusive dentro da loja. Isso porque se utilizam de recursos conectados aos smartphones dos clientes para promover uma experiência mais profunda com a marca.

Um exemplo dessa interação seria a oferta de cupons de desconto, via aplicativo, para comer no seu restaurante favorito em um determinado dia da semana. A melhor parte dessa experiência é o fato de que você poderia resgatar os benefícios sem precisar imprimir um cupom ou ditar um código, pois a transação é feita pelo sistema ligado ao aplicativo.

Você vai se interessar por:
Cupons de desconto no Brasil: conheça as principais redes
Cupom de desconto é ferramenta para fidelização de clientes
Desconto online: quais são as vantagens de comprar utilizando cupons

Para usar um exemplo concreto, a experiência seria mais ou menos como acontece com aplicativos para chamar táxi, que já se tornaram muito populares no Brasil. Você parte de um sistema online para uma experiência offline. O que as lojas pretendem com o click and collect é fisgar o consumidor a partir da compra online, em geral, por meio de um cupom de desconto, para o posterior relacionamento com o cliente em uma loja física.

Cupons de desconto crescem no Brasil

Embora as marcas já estejam de olho na tendência do click and collect, no Brasil ainda há um caminho a percorrer nesse sentido, porém há grande potencial, visto que tanto o número de usuários no mobile quanto o mercado de cupons de desconto não param de crescer.

Um levantamento feito por um site que oferece o serviço sobre o perfil de quem busca por ofertas online no Brasil mostra que o mercado está em ascensão entre todas as faixas etárias, mas principalmente entre consumidores com idade entre 25 e 34 anos. Essa geração é comprovadamente mais conectada à internet e ligada às tendências do comércio digital, o que faz aumentar o compromisso das marcas com o investimento em estratégias de relacionamento com o cliente capazes de satisfazer a esse perfil de consumidor.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas de relacionamento com o cliente? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conversar sobre dinheiro com o namorado