Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cupom promocional: entenda por que cupons online são tendência

A- A+

O comércio eletrônico no Brasil está em constante crescimento. Em 2014, o país ultrapassou a marca de 50 milhões de consumidores online, segundo a Ebit. Foi esse crescimento que abriu espaço no País para a expansão de uma das das iniciativas mais populares no comércio americano: o cupom promocional. Já consolidados na América do Norte, eles começam a se firmar no varejo brasileiro.

O crescimento do cupom promocional

Segundo a Flipit, um terço dos consumidores da América Latina afirmam confiar mais nas lojas virtuais do que nos comércios físicos. Essa mudança de pensamento do consumidor brasileiro coincide com a mudança de comportamento dos próprios comerciantes. Se antes o lucro a qualquer custo era a política, hoje eles passam a entregar vantagens ao consumidor para que também possam lucrar.

seudinheiro-cupom-promocional

Cupons de desconto ganharam espaço por serem mais vantajosos. Foto: iStock, by Getty Images

Nesse espaço de expansão é que o cupom promocional chegou ao Brasil. Com projeções de crescimento de cerca de 30% ao ano, a política de descontos já conquistou consumidores fiéis e começa a criar um novo ritmo nas vendas. Para a Flipit, a relação entre as empresas e os consumidores mudou significativamente nesse período.

Cerca de 50% das mulheres brasileiras utilizam as redes sociais como forma de conseguir descontos. Enquanto isso, mais de 30% dos homens fazem o mesmo à procura de um cupom promocional. Essa diferença nos níveis de procura pelos cupons pode explicar, também, a vantagem que os produtos de procura feminina têm nas vendas online.

Você vai se interessar por:
Veja vantagens de compra com cupom de desconto
Veja como ofertar cupom de desconto e alavancar seu negócio
Outlet em Miami: veja como obter descontos no exterior

Os cupons de desconto entraram no Brasil como uma evolução do setor de compras coletivas, que sofreu uma queda visível. Ganharam espaço por serem mais vantajosos, já que garantem que você possa escolher o produto que quer e comprar individualmente, sem ter que reunir um grande grupo de pessoas para que a oferta seja confirmada.

O amplo crescimento de popularidade do cupom promocional no Brasil em tão pouco tempo, é capaz de mostrar porque ele é tão querido nos Estados Unidos. Por lá, cerca de 56% da população maior de 18 anos e 55% dos adolescentes entre 13 e 17 anos utilizam esse tipo de vantagem. Por ano, aproximadamente 92 milhões de americanos compram com cupons.

Cupom promocional: por que é tendência

Essa afirmação dos programas de cupom promocional no Brasil pode se explicar pela sensação de vantagem que eles causam. Quando você paga um valor determinado por um cupom que lhe garante 10% de desconto em algum produto e essa porcentagem resulta em um valor mais alto do que o que você pagou pelo tíquete, você se sente em vantagem.

A Flipit mostra que cerca de 80% dos consumidores utilizam os cupons promocionais porque se sentem espertos fazendo isso. A vontade de sair lucrando mesmo quando você gasta com alguma coisa é um dos principais propulsores da onda dos cupons promocionais por aqui.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas de cupom promocional? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular