Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cupom de desconto é ferramenta para fidelização de clientes

A- A+

Quando você recebe um cupom de desconto de uma loja, você cria uma simpatia com aquela marca, ainda mais se a experiência de compra atender (ou superar) suas expectativas, não é mesmo? Pois é pensando nisso que o comércio online usa esse recurso como estratégia de fidelização de clientes.

Atraídos pelos descontos, os consumidores acabam conhecendo mais produtos da marca, ao mesmo tempo em que indicam a promoção – e a loja como um todo – para amigos e familiares.

seudinheiro-fidelizaca

Cupons de desconto movimentam a economia. Foto: iStock, by Getty Images

É comum, também, as empresas oferecerem descontos para compras futuras ou para a aquisição de algum complemento do produto que você comprou, na tentativa de melhorar sua experiência de consumo. Essa prática é chamada de overdelivering, termo em inglês usado para se referir a casos em que a empresa entrega mais do que o esperado pelo cliente.

Consumidores valorizam a experiência de compra e costumam compartilhar suas impressões, daí o efeito do desconto e do overdelivering na fidelização.

Cupons acompanham crescimento do e-commerce

Além de servir como estratégia de fidelização, os cupons de desconto ajudam a aquecer as vendas em época de desaceleração de consumo, como o período que o Brasil está atravessando agora. Dados do setor dão conta de que a busca por descontos no e-commerce cresce mais de 100% ao ano, prova de que a estratégia aumenta o potencial de vendas, até por dar mais visibilidade à marca no ambiente digital.

Na contramão do mercado, que enfrenta retração nas vendas, o e-commerce no Brasil tem previsão de crescimento na faixa de 20% este ano, atingindo R$ 43 bilhões, segundo a E-bit, empresa especializada em informações sobre o setor. Um motivo a mais para que as empresa invistam nessa estratégia como forma de fidelização de clientes, que têm procurado cada vez mais usufruir das vantagens de fazer compras via internet, aproveitando os preços mais baixos, com o plus do conforto de receber o produto em casa.

Eletrônicos lideram uso de cupons de fidelização

Um levantamento divulgado emjunho pelo CupoNation, um dos principais portais de cupons de desconto e ofertas online, mostrou que o mercado de cupons de desconto online tem atraído consumidores principalmente para os segmentos de eletrônicos, moda, esporte e eletrodomésticos.

Os dados consideram todas as transações realizadas em mais de 600 varejistas online nos últimos 12 meses. No período analisado, 38% dos cupons usados foram para a compra de produtos do segmento de eletrônicos, como televisores, celulares, notebooks, tablets e outros.

Você vai se interessar por:
Compra coletiva x cupom de desconto: veja diferenças

Uma das razões para o sucesso dos cupons nesses segmentos é o fato de os produtos terem um custo mais elevado, de modo que descontos de qualquer percentual já representam uma economia significativa para o consumidor e repercutem como estratégia de fidelização de clientes, que dão preferência a marcas que oferecem vantagens na compra.

O segmento de moda e artigos esportivos representou 32% do uso de cupons de desconto online nos últimos 12 meses, seguido por eletrodomésticos, com 9%, livros e música, com 8%, e casa e jardim, com 7%.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para fidelização? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular