Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Cuidados com documentos pessoais ajudam na busca por emprego

A- A+

Se você está procurando emprego, além de um currículo atualizado e bem redigido, é importante estar atento aos detalhes para não perder uma oportunidade por simples descuido. Estamos falando dos cuidados com documentos pessoais. Vale lembrar que, além do estado de conservação, problemas com rasuras ou nomes mal legíveis podem atrapalhar a sua contratação.

Adotando cuidados com documentos pessoais

Carteira de trabalho inutilizada dificulta comprovação da experiência profissional. Foto: Marcello Casal Jr, ABr

Ter cuidados com documentos pessoais é preciso

Descuidos ao guardar papéis como a carteira de trabalho, identidade ou CPF podem separar você da tão sonhada vaga de emprego, já que podem inutilizar ou invalidar os documentos pessoais.

Em alguns casos, a falta de informação do usuário também pode trazer prejuízos. Um exemplo comum se dá com o formato antigo da carteira de trabalho, que usava uma foto 3×4 normal na página com o retrato do dono, colada sobre o papel.

Se você não gosta da foto e tentar colar uma nova sobre a antiga, vai invalidar esse documento que é chave para a sua contratação. O problema é que o carimbo usado sobre a imagem na confecção original da carteira de trabalho é que garante a sua autenticidade.

Já pensou em ser chamado para uma entrevista de emprego, ser aprovado e acabar sem o emprego por apresentar um documento que simplesmente não pode ser aceito pela empresa? Frustrante, é claro.

Por isso é importante ter cuidados com documentos pessoais. CPF e identidade, por exemplo, devem ser mantidos bem guardados e quando permitido, serem plastificados, o que aumenta a vida útil desses papéis e reduz a possibilidade de adulteração.

Na hora de transportá-los, prefira usar uma pasta, em vez de levá-los no bolso da calça ou camisa. Afinal, isso pode danificar o papel, devido ao movimento ou por conta da umidade que vem do suor, por exemplo.

Outra boa dica é manter os documentos também dentro de uma pasta, assim como ter cópias autenticadas desses importantes papéis. Em vez de guardar os documentos em diferentes bolsos ou em uma bolsa com outros pertences, essa medida torna mais fácil saber onde procurá-los, já que estão todos em um único lugar.

Além disso, vale a pena mantê-los sempre à mão, pois algumas empresas conduzem processos seletivos com bastante rapidez, o que beneficia quem é rápido e cuidadoso com sua documentação. Mas não é preciso aparecer imediatamente com todos eles. Para preencher fichas em agências, por exemplo, ter o RG e a carteira de trabalho já é suficiente.

Atenção redobrada com a carteira de trabalho

Como você está em busca de emprego, dedique atenção especial à carteira de trabalho. No caso de perda ou inutilização desse documento, a dor de cabeça tende a ser bem maior.

Vale lembrar que ela serve como um histórico da atividade profissional do indivíduo. Portanto, fazer uma segunda via da carteira de trabalho também pode “zerar” a experiência comprovada do trabalhador junto a possível contratantes.

Além do cuidado com os documentos, outra dica válida para quem está na busca de uma vaga profissional é ter sempre fotos atualizadas, seja no currículo ou as famosas 3×4 usadas nas fichas de cadastro. Isso evita a necessidade de ter que tirar fotos às pressas.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, mantém cuidados com documentos pessoais? Comente e compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria