Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tenha cuidado com seu CPF: veja as dicas e proteja-se

A- A+

Você sabe onde está o seu CPF agora? Anda sempre com ele na carteira? Ter cuidado com seu CPF é fundamental para evitar que alguém possa usar o seu número e o seu nome sem autorização e isso pode te trazer problemas a longo prazo.

Segundo a Diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, é importante andar com os documentos na carteira, mas é fundamental ter certos cuidados para evitar fraudes em casos de roubo e furto.

Ela falou sobre o cuidado com CPF e deu recomendações importantes em entrevista à equipe do portal Vivo Seu Dinheiro. Assista:

Cuidado com seu CPF ajuda a evitar fraudes

1 . Digite seu CPF somente em sites com selo de segurança

Além do número do CPF, Fernanda ressalta a importância de ter cuidado também com a disponibilização de outros dados pessoais, como números do RG e do cartão de crédito em sites de procedência duvidosa. “Sites novos que não têm nenhum tipo de selo de segurança, por exemplo, que você não tem nenhuma indicação ou orientação de uso, tem que ter bastante cuidado porque aquilo ali pode ser uma plataforma simplesmente para roubar os seus dados”.

2 . Tenha cuidado ao passar o CPF em cadastros de loja ou cupons

Promoções e cadastros feitos em papel, em lojas e mesmo pelo telefone também exigem cuidado. “Isso tudo são pontos que você precisa ficar muito atento porque a qualquer momento você pode ser vítima de fraude”, alerta.

3 . Notifique o SerasaConsumidor em caso de perda ou roubo

A primeira providência a ser tomada em caso de roubo ou furto é ligar na Serasa e cadastrar os seus documentos. “A partir do momento que você faz isso, você está gerando um alerta para o mercado como um todo”, explica. O telefone de atendimento é (11) 3373-7272. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.serasaconsumidor.com.br.

4 . Faça um boletim de ocorrência em seguida

O segundo passo é imediatamente fazer um boletim de ocorrência na Polícia. Tudo isso pode trazer mais segurança caso alguém use o documento para fazer uma compra ou tente tomar um empréstimo, por exemplo. Mas, vale reforçar que mesmo assim não dá para garantir que o risco de fraude será zerado.

5 . Conte com a ajuda de serviços de monitoramento de CPF

“Você pode ter o documento roubado e pode ser alvo de fraude num médio/longo prazo, então o que a Serasa orienta também é que, a partir do momento em que você tem o documento roubado, você trabalhe com serviços de monitoramento de CPF”, indica.

Você vai se interessar por:

Monitore e proteja seu CPF

O seu CPF merece todos os cuidados e para proteger seu documento, você pode contar com o Vivo Alerta CPF.
Entre as suas funções do serviço, está o envio de um SMS toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o seu nome nessa base e também quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, você pode receber dicas exclusivas antifraude.

>> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre cuidado com seu CPF? Compartilhe sua opinião nos comentários.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label