Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

CUB é essencial ao calcular valor do projeto

A- A+

Está pensando em construir uma nova casa ou um empreendimento comercial e deseja saber qual será o custo da obra? Com o projeto elaborado, há uma maneira simples de ter uma estimativa do preço final: calculando o CUB.

O CUB e sua importância no projeto

Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de todo o país. Conforme explica Paulo Roberto Andel, estatístico sênior do Sinduscon Rio, ele determina o valor total da obra, de modo a assegurar ao consumidor um parâmetro comparativo à realidade dos custos.

O diretor da Comissão de Economia e Estatística do Sinduscon – GO, Ibsen Rosa, ressalta ainda que, além do preço da construção, o índice serve de base para o registro da Incorporação no Cartório de Registro, o reajuste de contratos imobiliários e o cálculo da Certidão Negativa de Débitos junto ao INSS.

Projeto

CUB é uma estimativa parcial para o valor de metro quadrado de construção Foto: iStock, Getty Images

Como calcular o CUB

“O CUB é calculado pelo Sinduscon de cada Estado, de acordo com a Lei Federal de nº 4.591, de 1964, e disposto na ABNT NBR 12.721:2006, com base em projetos, memoriais descritivos e critérios de orçamentação. Portanto, constitui  série histórica de custos unitários“, afirma Ibsen Rosa.

De forma prática, é feito um levantamento de gastos de diversas empresas da construção civil com preços de materiais e mão de obra, despesas administrativas e equipamentos exigidos pela legislação brasileira. Mas tenha atenção, o indicador refere-se a custo e não ao preço cobrado pelas lojas, o que pode influenciar no preço final que está definido pelo cálculo.

Considere também que há uma série de outros gastos que não entram nessa conta, como fundações especiais, elevadores, instalações de ar condicionado, calefação, telefone interno, playgrounds e  equipamentos de garagem. Também podem ficar fora do cálculo obras complementares de terraplanagem, urbanização, ligações de serviços públicos, despesas com instalação, funcionamento e regularização do condomínio.

Por isso, inclua no seu projeto final o orçamento de itens adicionais e esteja preparado com uma reserva financeira. Para calcular o custo de seu projeto pelo CUB, basta multiplicar o valor divulgado no início do mês pelo Sinduscon do seu Estado pelo número da metragem da sua construção.

Preserve o seu patrimônio

Com o seu imóvel construído, é importante também mantê-lo em segurança. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para calcular o seu projeto? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como abrir uma empreiteira
lareira em apartamento
projeto de arquitetura