Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Crise é oportunidade para aprender o que fazer com dinheiro

A- A+

Economia enfraquecida, inflação subindo e altos índices de desemprego e inadimplência. Diante do cenário de crise instalado na economia brasileira e do aumento das taxas de juros, é hora de o consumidor parar e refletir sobre o que fazer com dinheiro.

Cortas gastos, fugir das dívidas e apostar nos investimentos são algumas das dicas para gerenciar melhor receitas e despesas nesse momento financeiramente delicado.

Não acumular dívidas ajuda em momentos de crise.

Momento pode ser bom para investir, já que várias aplicações seguem a inflação. Foto: iStock, Getty Images

O que fazer com dinheiro na crise

Para o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, nesse momento de crise, o consumidor deve ser cauteloso. A saída é fomentar a educação financeira. “Mesmo em um cenário preocupante, o momento não é de desespero, e sim de cautela e planejamento”, avalia.

Para o especialista, se você se pergunta o que fazer com dinheiro no momento de crise, a primeira atitude é manter o orçamento equilibrado. “Esse é uma boa ocasião, por exemplo, para fazer uma faxina financeira”, aconselha.

Domingos afirma que de 20 a 30% das despesas domésticas são supérfluas e que sempre há espaço para redução de gastos. “Para que você possa avaliar o que fazer com seu dinheiro e onde está indo cada centavo dele para se adaptar financeiramente, é importante realizar um diagnóstico durante 30 dias, separando os gastos por tipo de despesa”, aconselha.

Outra recomendação é se livrar das dívidas o quanto antes, principalmente porque os juros mais altos fazem com que elas cresçam mais rapidamente.

De acordo com Domingos, é nos tempos de crise que os credores estão mais dispostos a negociar as dívidas. “Elas podem chegar a valores bem menores do que os atuais e ainda podem ser pagas em melhores condições”, indica.

Não sabe o que fazer com dinheiro? Invista

Se por um lado os juros altos levam ao aumento da inadimplência, por outro, são um motivo a mais para se investir, já que várias aplicações seguem os índices de inflação.

Reinaldo Domingos entende que uma boa opção para quem não sabe o que fazer com o dinheiro nesse momento é investir. “Cada pessoa deve avaliar seu perfil de investidor e aproveitar as diversas opções de aplicações em ativos presentes no mercado financeiro”, recomenda.

A orientação do educador financeiro é variar o investimento de acordo com o tempo que utilizará o dinheiro e com os riscos envolvidos.

“De forma geral, o risco de uma aplicação financeira é diretamente proporcional à rentabilidade desejada pelo empreendedor. Ou seja, quanto maior o retorno estimado pelo tipo de aplicação escolhida, maior será o risco. Por isso, é preciso cautela”, alerta.

Idec recomenda planejamento

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) preparou uma relação de cuidados para que o dinheiro renda mais em tempos de crise. Em relação ao orçamento doméstico, por exemplo, a dica da entidade é controlar, planejar e não se endividar.  

De acordo com o Idec, o consumidor deve saber exatamente o quanto entra de dinheiro e o quanto é gasto com cada item. Controlar o extrato e evitar pagar serviços que não utiliza, mantendo pacotes de tarifas de custo elevado, são duas recomendações. Outra dica é evitar o superendividamento, principalmente com cheque especial e cartão de crédito.  

Você vai se interessar por:

Crise econômica no Brasil é oportunidade para organizar finanças pessoais

Veja 7 dicas para driblar a crise financeira do Brasil

O Brasil está em crise? O que você precisa entender sobre o momento atual

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens e participará de jogos que lhe ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. E você ainda concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Você já sabe o que fazer com dinheiro? Comente!

tempo é dinheiro?
como fazer um plano financeiro
como economizar na limpeza
índice de confiança do empresário do comércio
fantasma do desemprego
depressão no desemprego