Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Créditos em cartão pré-pago têm data de validade? Descubra

A- A+

O mercado de cartões pré-pagos têm aumentado a cada ano. Atualmente, esse tipo de cartão representa uma movimentação de mais de R$ 116 bilhões, de acordo com pesquisa encomendada pela bandeira Visa. A expectativa é que esse valor triplique em 10 anos.

Um dos fatores que alavanca esses números é a variedade de cartões pré-pagos atualmente disponíveis. Eles têm variadas funções e atendem uma grande diversidade de públicos. Eles funcionam como um cartão de débito convencional, mas sem vínculo a uma conta corrente.

data-de-validade

Vencimento dos créditos em cartões pré-pagos variam de acordo com a função. Foto: iStock, by Getty Images

Independente do tipo, a maioria dos cartões pré-pagos possui uma data de validade. Após a expiração da data, identificada no próprio cartão e no contrato, ele perde suas funcionalidades.

Mas e os créditos do cartão, estes também possuem data de validade? A resposta varia. Em alguns tipos de cartões, os créditos têm validade sim; em outros, não, mesmo que o cartão tenha prazo de vida útil.

Data de validade dos cartões internacionais

Esse é caso dos cartões pré-pagos utilizados para viagens internacionais. Assim como os cartões de crédito e débitos tradicionais, eles têm data de validade. Mas seus créditos, não.

Mesmo após o termino da data de validade do cartão pré-pago internacional, o eventual saldo remanescente do cartão poderá ser reivindicado à casa de câmbio, no caso.

O saldo de créditos também pode ser transferido para um novo cartão com nova data de validade. Ambas as operações estão sujeitas a eventuais tarifas cobradas pelo agente financeiro.

A lógica é a mesma para cartões pré-pagos de uso nacional. O prazo de validade do plástico é informado no próprio cartão e no contrato. Após o vencimento, o titular não pode mais utilizá-lo para compras, saques ou qualquer outra função.

Após o vencimento e se houver saldo restante, o mesmo pode ser transferido para um novo cartão, mediante solicitação do titular e de cobrança de tarifa por transferência. A tarifa é deduzida do próprio valor a ser transferido.

Data de validade de outros pré-pagos

Outros tipos de cartão pré-pago também não têm data de validade para os créditos. É o caso de cartões de transporte e de alimentação. Em alguns casos, os próprios cartões não têm prazo para expirar.

Os usuários precisam estar atentos principalmente à validade dos cartões não-recarregáveis. Na maioria dos casos, os créditos desses cartões devem ser utilizados antes do prazo de validade do plástico. Se eles não forem utilizados, o usuário corre o risco de perdê-los.

É o caso dos cartões pré-pagos que funcionam como vale-Presente ou brinde, por exemplo. Eles precisam ser utilizados dentro da validade dos cartões, geralmente informada nos próprios cartões.

Outros casos especiais são cartões pré-pagos concedidos para pagamentos específicos, como por exemplo estacionamentos ou outros fins.

Se o valor total não for utilizado dentro da data de validade, o saldo remanescente expira junto com o cartão, não tendo o usuário direito a ressarcimento, acúmulo para próximo período ou mesmo transferência para outro cartão.

Essas regras devem estar claras ao usuário no contrato do cartão.

Conta pré-paga sem complicação

A Vivo lançou um serviço de pagamento que funciona via celular. O Vivo Zuum funciona como uma conta-corrente pré-paga no qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas de data de validade de créditos? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria