Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Crédito rotativo do cartão deve ser utilizado com cautela

A- A+

A fatura chegou na sua casa e, logo de cara, você percebeu que o valor total é maior do que você pode pagar? Para muitas pessoas, a alternativa mais óbvia é optar pelo crédito rotativo do cartão. Embora ela possa parecer uma alternativa viável nos momentos de aperto, é preciso ter cuidado para que ela não se torne uma solução difícil de pagar mais tarde.

O que é o crédito rotativo do cartão

O crédito rotativo nada mais é do que uma opção oferecida aos clientes para pagar a fatura do cartão quando ele não possui todo o dinheiro necessário. O limite já é pré-estabelecido no momento em que a instituição financeira disponibiliza a modalidade a cada conta. Para utilizá-la, basta fazer um pagamento menor que o total da fatura e superior ou igual à parcela mínima estabelecida.

“A principal vantagem deste crédito é de que você pode decidir utilizá-lo no dia de vencimento da fatura, se o dinheiro disponível não for suficiente para cobrir o total”, explica o coach financeiro Silvio Bianchi. Mas, em geral, os pontos positivos param por aí.

rotativo do cartao de credito

O crédito rotativo do cartão é uma opção para ser utilizada com cautela – apenas em emergências. Foto: iStock, Getty Images

Perigos do crédito rotativo do cartão

Para o educador financeiro Marcelo Claudino, sócio-fundador da TopConsulting, o cartão de crédito é uma ferramenta que ajuda a planejar o fluxo de despesas mensais. Ou seja, o prazo que ele concede para pagar a fatura pode facilitar planejamento financeiro pessoal.

“No entanto, muitas pessoas enxergam o limite do cartão como uma renda adicional, disponível para consumo, e este é o primeiro passo para o endividamento”, complementa. Sem o controle das contas, não é difícil que a fatura fique mais cara do que você esperava e os juros passem a fazer parte da rotina.

Acontece que, atualmente, as taxas cobradas de quem paga o valor mínimo da fatura giram entre 13% a 16% ao mês, lembra Claudino. A surpresa vai aparecer depois, quando os encargos aparecerem acumulados nas próximas prestações.

Por isso, o ideal é buscar outras linhas de crédito mais baratas para pagar a dívida e só recorrer à parcela mínima em casos de emergência, quando não há outras alternativas. Sempre que fizer essa opção, tenha cuidado para não exagerar no valor e quite o seu débito tão logo quanto for possível.

Cartões de crédito com benefícios

Agora que você já sabe como utilizar cartão de crédito ao seu favor, conheça os Cartões de Crédito Vivo. Com o Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo. É mais segurança e praticidade para o seu dia a dia.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre rotativo do cartão? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito