Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Crédito pessoal online: será essa uma boa opção para você?

A- A+

Você já ouviu falar do crédito pessoal online? Seja em grandes bancos ou mesmo em pequenas financeiras, a ideia de contratar um empréstimo pela internet, sem filas, sem burocracia, parece que vem mesmo conquistando cada vez mais usuários.

Hoje em dia, há uma infinidade de simuladores online, disponibilizados por bancos e financeiras, nos quais se pode fazer uma estimativa do empréstimo – com valores e parcelas a serem pagas – em poucos minutos. Há até mesmo quem prometa crédito para negativado.

Recentemente, foi lançada no Brasil a plataforma Simplic, uma página na qual se negocia o crédito pessoal online vinculado a quatro bancos: Caixa, Santander, Bradesco e Itaú.

A diferença é que todas as etapas da contratação são realizadas pela web (até mesmo a parte documental) e, após a aprovação, as parcelas são debitadas em conta.

Crédito Pessoal Online

No formato online, liberação do crédito na conta pode levar poucos dias. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens do crédito pessoal online

O próprio Simplic defende o crédito pessoal online como uma ferramenta de acesso a um maior número de pessoas, em função da não exigência das agências físicas. A ferramenta se ampara em casos de países como Quênia, onde 80% dos empréstimos ocorrem por meio de plataformas tecnológicas, e não pelas agências tradicionais.

A liberação do crédito na conta do cliente pode levar poucos dias e o que tende a ser outra boa notícia é que, em muitos casos, os negativados também podem ser contemplados com crédito rápido e fácil.

Entretanto, os especialistas em finanças argumentam que esse tipo de crédito deve ser tomado apenas quando seu objetivo é pagar uma dívida cujos juros são maiores. Isso porque, quanto maiores as facilidades de empréstimo, mais altas as taxas também.

Você vai se interessar por:

Os principais cuidados com o crédito pessoal online

Taxas

Antes de fazer um empréstimo online, veja as taxas de juros com cuidado. O melhor é comparar entre as diferentes instituições. Também é importante verificar taxas de outros tipos de empréstimo e cartão de crédito.

Custo-benefício

É necessário avaliar o que é melhor para você. Ao mesmo tempo em que as financeiras geralmente dão maior facilidade para conseguir empréstimos, elas costumam cobrar taxas de juros mais altas que os bancos – o que dificulta o pagamento posteriormente.

Calcule

Quando a oferta é muito facilitada, é comum pegar mais do que precisa. Cuidado para não fazer isso, pois você pode ter dificuldade para pagar esse empréstimo no futuro.

Compare

É interessante fazer uma comparação entre bancos públicos e privados. É comum que as instituições públicas ofereçam taxas de juros mais baixas. Nesse caso, claro, vale mais a pena. Para os clientes de segmentos especiais dos bancos, geralmente as taxas são menores também.

Da mesma forma, é fundamental comparar o Custo Efetivo Total (CET) de todas as instituições pesquisadas. O CET corresponde aos encargos e despesas que incidem sobre todas as operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro – seja para pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte.

 

Você tem uma boa dica sobre o crédito pessoal online? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito