Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Crédito para negativado: veja quais são as opções

A- A+

Não controlou as suas finanças e agora está com mais dívidas do que consegue pagar. Para piorar, conseguir crédito para negativado é uma tarefa difícil e que apresenta poucas opções. Se você se identificou com a descrição, saiba que é possível obter o dinheiro necessário para quitar as dívidas, mas que é fundamental avaliar as condições envolvidas antes de fechar o negócio.

Opções de crédito para negativado

Ao solicitar um empréstimo junto aos bancos e financeiras, o procedimento comum é que ocorra uma consulta da sua situação financeira junto aos órgãos de proteção ao crédito. Desse modo, quem está na lista de devedores não costuma ter a liberação do dinheiro solicitado. Ainda assim, é cada vez comum a oferta de crédito para negativados, sem verificação prévia.

Mas a recomendação dos especialistas para essa opção é de cautela, pois as taxas de juros cobradas costumam estar entre as mais altas do mercado. Para Farney Coutinho Moreira, educador financeiro do Instituto Alcance, a melhor solução é renegociar a dívida diretamente com o credor, ainda no momento que você percebe que não vai conseguir pagá-la. Outra possibilidade é verificar se algum familiar próximo possui o dinheiro necessário para emprestar.

Se a escolha ainda for pelo empréstimo, a dica é procurar modalidade com juros menores, como é o caso do crédito consignado. Nessa opção, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. Mas a economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Marcela Kawauti, adverte que o valor da prestação não pode comprometer mais do que 30% do seu salário.

É possível encontrar opções de crédito que ajudem você a sair da lista de negativados, mas é preciso analisar as opções com calma. Foto: iStock, Getty Images

Crédito para negativado costuma ter juros altos. Foto: iStock, Getty Images

Para não precisar de crédito para negativado

Depois de saldar as dívidas, o importante é reorganizar as finanças e ter cuidado para que novas decisões erradas não levem você a recorrer ao crédito para negativado mais uma vez. O primeiro passo é iniciar o planejamento da sua renda, que começa por anotar todas as suas despesas em uma planilha. Desse modo, fica mais fácil partir para a próxima etapa, que é avaliar os gastos e determinar aqueles que podem ser cortados ou diminuídos.

Farney recomenda que também é importante conter os impulsos de consumo. Ao fazer novas compras, avalie o nível de comprometimento que elas representam para o seu orçamento mensal. O educador financeiro indica que o ideal é que os gastos não essenciais não comprometam mais do que 10% da renda.

Alerta CPF no celular

Quer ficar atento às movimentações que envolvem o seu CPF e ficar longe da lista de negativados? A Vivo oferece, em parceria com a Serasa Experian, um serviço inovador que permite que seus clientes recebam notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre crédito para negativado? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns