Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Crédito para negativado pessoa física exige cuidados

A- A+

Se por um lado instituições bancárias e operadoras de cartão de crédito costumam fechar as portas para consumidores que estão com nome sujo, existem vários tipos de empresas que oferecem crédito para negativado pessoa física.

Nesse caso, estar com o nome inserido no cadastro de restrição de algum serviço de proteção ao crédito não é um impedimento intransponível para a obtenção do crédito.

Algumas dessas empresas não realizam consultas ao SPC ou Serasa antes de concederem crédito para negativado pessoa física e oferecem uma série de facilidades ao consumidor endividado: burocracia mínima, ausência de cobrança de taxas antecipadas e extensão nos prazos de pagamentos.

credito-para-negativado-pessoa-fisica

A obtenção do crédito pode custar caro ao bolso do consumidor. Foto: iStock, by Getty Images

Obtenção de crédito para negativado pessoa física

Em muitos casos, basta o consumidor ter algum tipo de comprovação de renda para conseguir o dinheiro emprestado e nem mesmo precisa comprovar a finalidade de seu uso.

Algumas dessas empresas financeiras trabalham com o crédito consignado, que é descontado diretamente da folha de pagamento do interessado. Essa opção é mais vantajosa porque oferece taxas de juros mais baixas em virtude do menor risco.

Outras empresas usam o comprovante de renda apenas como formalidade para liberação do empréstimo. Nesse caso, essa facilidade de obtenção de crédito para negativado pessoa física pode custar caro ao bolso do consumidor.

Em virtude do alto risco da operação, essas empresas cobram taxas de juros muito mais elevadas do que as praticadas no mercado. “Os juros podem chegar até 1.000% ao ano, taxas cerca de 10 vezes maiores do que as mais altas do mercado, cobradas pelas instituições bancárias e operadoras de cartões”, alerta Ione Amorim, economista do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Além de verificar as taxas de juros aplicadas, antes de assinar qualquer contrato com a financeira para a liberação do crédito para negativado pessoa física, o consumidor precisa estar atento ainda à idoneidade da financeira. Casos de agiotagem e fraudes são cada vez mais comuns.

Crédito para negativado pessoa física X organização financeira

Para a economista do Idec, melhor do que apelar ao crédito para negativado pessoa física é reorganizar as finanças e reduzir as dívidas gradativamente. “É preciso que o consumidor elimine os gastos supérfluos e insira metas financeiras em sua rotina administrativa”, indica Ione Amorim.

O conselho do educador financeiro Reinaldo Domingos é simples. “O primeiro passo é fazer uma avaliação da sua saúde financeira por meio de um diagnóstico de suas finanças”, indica. “Colocar seus ganhos e gastos em uma planilha é importante para saber como está seu equilíbrio financeiro”.

Segundo Domingos, a partir desse passo, é preciso estudar uma diminuição das despesas e evitar impulsos consumistas e novas dívidas. “Não adianta fugir das dívidas. É preciso ter consciência de seus erros e buscar a educação financeira, adquirindo consciência de seus recursos e buscando um padrão de vida mais adequado a eles”, recomenda.

A economia gerada pela diminuição dos gastos e reorganização financeira sempre deve ser utilizada para o pagamento das dívidas, evitando possíveis empréstimos, principalmente aqueles com altas taxas de juros.

Monitore o seu CPF

Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de crédito para negativado pessoa física? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns