Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Crédito para negativado: O que ocorre quando seu nome vai para o SPC/Serasa

A- A+

Ter nome sujo fecha portas de instituições financeiras, mas há possibilidades variadas de crédito para negativado. Há empresas que não realizam consultas ao SPC ou Serasa antes de concederem crédito para negativado para pessoa física, ou oferecem facilidades ao consumidor endividado. Mas convém tratar o mais rapidamente possível as pendências em cadastros de proteção ao créditopara evitar diversos tipos de dificuldade.

Para além das dificuldades de crédito para negativado

Não pagar em dia compromissos assumidos é um caminho comumente relacionado a sujar o nome. Deixar de pagar contas como água e eletricidade, não quitar nem o valor mínimo da fatura do cartão de crédito, não honrar parcelas de crediário, emitir cheque sem fundo, são alguns exemplos. Antes do cadastro, normalmente, as empresas tentam fazer cobranças por métodos amigáveis, com correspondências ou outras formas de contato.

Se essa etapa passou e você não pôde evitar a inclusão de seu nome no cadastro de maus pagadores, não precisa esperar o tempo de prescrição das dívidas. Você pode ser proativo e tentar renegociar as dívidas. Confira algumas dicas no infográfico a seguir.

Confira também:
O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Empréstimo ou financiamento