Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Crédito para negativado autônomo: difícil de obter e mais caro de pagar

A- A+

Prestar serviços sem vínculo empregatício é uma opção frente à alta concorrência no mercado de trabalho. Mas sem a devida organização financeira, a renda variável pode nem sempre ser suficiente para cobrir as despesas fixas. Sem dinheiro, com dívidas e nome sujo, recorrer ao crédito para negativado autônomo vira solução.

O problema desse tipo de empréstimo é encontrar uma instituição financeira que aceite conceder dinheiro com o autônomo figurando em uma lista de inadimplentes. Para a educadora e assessora Financeira da REORG Gestão Financeira, Ana Paula Pavanatti, o motivo está justamente na dificuldade da comprovação de renda.

Segundo ela, o mercado possui restrições em relação a esses clientes. “O índice de inadimplência de pessoas que são autônomas é muito maior, devido à renda informal e muitas vezes não comprovada”, afirma.

Por isso, antes de fornecerem crédito para negativado autônomo, os bancos e as financeiras consultam a base de dados do SPC e Serasa, e é nesse estágio, muitas vezes, que o empréstimo é barrado.

Crédito para negativado autônomo pode ser solução para endividado.

Uma das características desse tipo de operação são as altas taxas de juros. Foto: iStock, Getty Images

Crédito para negativo autônomo: juros mais altos

No Brasil, existem financeiras que oferecem empréstimos para trabalhadores sem carteira assinada e que estão com o nome sujo. No entanto, uma das características desse tipo de operação são as altas taxas de juros, superiores às cobradas de um funcionário assalariado que também está negativado.

Nesses casos, as financeiras costumam compensar os juros maiores com prazos mais extensos, que permitem que as parcelas caibam no seu bolso. O pagamento dessas prestações, na maioria das vezes, pode ser feito através de boletos ou debitado diretamente da conta corrente do cliente.

Antes de pedir o empréstimo, é fundamental fazer uma pesquisa e solicitar cotações nas diferentes instituições financeiras para ver qual possui taxas de juros menores.

Apresente garantias

Mas se a ideia é fugir dos juros altos para não se endividar ainda mais, a opção pode ser apresentar alguma garantia para a instituição na qual você busca o empréstimo. Como não possui contra-cheque, tente mostrar as notas fiscais de serviços que prestou.

Se, ainda assim não conseguir, a dica é financiar um bem de sua propriedade. De acordo com Ana Paula, o ideal é financiar 40% do bem, que pode ser sua casa, por exemplo. “Inclua um avalista na operação ou apresente algum bem em nome que possa servir como garantia”, explica.

Do contrário, a saída é tentar negociar suas dívidas com os credores de maneira que consiga quitá-las sem prejudicar ainda mais o seu orçamento. Além disso, opte sempre por comprar à vista e peça desconto.

Você vai se interessar por:

Conheça as restrições (e possibilidades) de cartão de crédito para negativado

Crédito para negativado pessoa física exige cuidados

Crédito para negativado: O que ocorre quando seu nome vai para o SPC/Serasa

Tenha controle das despesas

Uma boa dica para gerenciar melhor os seus gastos é usar o cartão de crédito de forma eficiente no controle das contas. Com disciplina, você sabe exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Procura crédito para negativado autônomo? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito