Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Crédito Direto ao Consumidor: conheça as regras e avalie os riscos

A- A+

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é uma das modalidades de empréstimo mais comuns do mercado, especialmente entre aqueles que desejam adquirir um automóvel. Mas você sabe como ele funciona? Conforme explica o economista Matheus Gonzalez, o bem fica alienado até que a dívida seja quitada.

Na prática, isso significa que o veículo é registrado no nome do proprietário, mas permanece vinculado à instituição financeira que concedeu o empréstimo. Em caso de inadimplência no pagamento das parcelas, há a chance de que o bem negociado seja apreendido.

Como funciona o Crédito Direto ao Consumidor

Embora os veículos sejam a opção mais comum de quem utiliza o CDC, eles não são a única alternativa. Não  é incomum encontrar, por exemplo, essa modalidade de crédito vinculada a bens de menor valor, como é o caso de eletrodomésticos, em que o pagamento é feito através de carnê, cheque ou mesmo débito em conta.

Uma das vantagens oferecidas pelo CDC é a opção de antecipar o pagamento das parcelas, que permite a redução dos juros embutidos nas prestações. Se ao longo do financiamento você desejar vender o produto adquirido, também é possível fazer a transferência do saldo devedor.

O Crédito Direto ao Consumidor é uma das opções mais comuns para o financiamento de veículos. Foto: iStock, Getty Images

O Crédito Direto ao Consumidor é uma das opções mais comuns para o financiamento de veículos. Foto: iStock, Getty Images

Alternativas ao Crédito Direto ao Consumidor

Como a instituição conta com uma garantia de recebimento, Gonzalez destaca que as taxas de juros cobradas no CDC costumam ser mais baixas do que em outras modalidades de crédito. Ainda assim, é sempre válido avaliar as outras opções disponíveis no mercado.

Em momentos de taxa de juros elevada, como o que estamos vivendo agora, o economista lembra que os consórcios passam a ser atrativos ao consumidor. Afinal, não ocorre a cobrança de juros sobre as parcelas, apenas um valor referente à carta de crédito comprada. A alternativa é ideal para aqueles que desejam comprar um carro e podem esperar para adquiri-lo.

Já para a compra de eletrodomésticos, a dica de Gonzalez é buscar descontos para realizar o pagamento à vista. Embora não seja um hábito dos lojistas oferecerem a possibilidade de pagar menos, na maioria dos casos é possível negociar.

Monitore o seu CPF

Para conseguir as melhores condições de crédito, é importante manter o seu nome longe da lista de negativados. Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, sempre que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre Crédito Direto ao Consumidor? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns