Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Crédito consignado: veja como funciona essa forma de empréstimo

A- A+

Você precisa de dinheiro para pagar empréstimos com juros altos ou colocar em prática projetos pessoais e profissionais? Com juros menores do que o cheque especial, o crédito consignado funciona como um empréstimo, mas oferece condições mais atrativas para o cliente e para o banco. Entenda por que isso acontece e como fazer para solicitá-lo.

Crédito consignado permite juros menores

De modo geral, o crédito consignado nada mais é do que um empréstimo comum, como tantos outros. A grande diferença está no modo como a dívida é paga. Diferentemente do que ocorre na maioria das modalidades, no consignado as prestações são abatidas diretamente da folha salarial do cliente.

Como explica o administrador especializado em finanças Altemir Farinhas, a garantia de que o dinheiro vai estar disponível na conta todos os meses faz com que a instituição bancária ofereça valores diferenciados. “Ele é uma das possibilidades com os juros mais baixos disponíveis, que costumam variar entre 1,5% e 2% ao mês. Ou seja, é difícil encontrar crédito mais barato“, explica o economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e professor da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Mesmo com as facilidades, os especialistas alertam que é necessário ter cuidado. É preciso considerar que o orçamento mensal disponível vai ser menor e que os gastos precisam ser adequados, pelo menos momentaneamente, à nova realidade. Se o trabalhador for demitido antes do término da amortização do crédito consignado, o banco pode continuar descontando o valor mensalmente, desde que isso tenha sido acordado no contrato.

crédito

A grande vantagem do crédito consignado são os juros mais baixos. Foto: iStock, Getty Images

Quando solicitar o crédito consignado

Para Farinhas, o crédito consignado é uma alternativa viável principalmente para quitar as dívidas que possuam taxas de juros mais altos, como cartão de crédito, cheque especial ou outro empréstimo. Ele também é opção para ajudar na compra de um imóvel e pode ser considerado para a compra de um produto à vista. Nesse caso, a indicação do administrador é de que se compare o quanto o produto custa a prazo e fazer uma simulação do valor que os juros do empréstimo renderiam.

Embora não exista uma normativa do Banco Central que determine a porcentagem do salário que pode ser descontada, a instituição alerta que para a Lei 10.820, de 2003, e outras determinações estaduais e municipais, que fixam limites de descontos. Em geral, esse valor não pode ser superior a 30% .

Conta corrente sem complicação

Quer mais controle do seu dinheiro e evitar as dívidas? Então conheça o Vivo Zuum, uma conta pré-paga movimentada diretamente do seu celular. Com ele você pode:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você também está pensando em fazer um crédito consignado? Deixe um comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
quando vale a pena comprar título de capitalização
Empréstimo ou financiamento
como abrir uma academia de ginástica