Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

CPF suspenso: o que fazer para reverter situação

A- A+

A situação é bem comum: o cidadão vai até um estabelecimento comercial fazer uma compra e se depara com o CPF suspenso. O que fazer nesse caso? Para onde correr? Onde consultar e modificar a situação?

CPF suspenso, o que fazer? Procure a Receita Federal

Hoje em dia, no caso de ter seu CPF suspenso, o que fazer de melhor e de forma mais rápida é procurar a Receita Federal, mas pode ser via internet. No site é possível emitir um comprovante de situação cadastral do CPF.

Assim, você vai saber se realmente teve seu CPF suspenso e o que fazer nessa situação. Ao fazer a sua consulta, há cinco opções de status de um CPF: regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado e nulo. É preciso conferir, pois nem sempre um estabelecimento comercial poderá passar a informação correta.

Você vai se interessar por:
CPF suspenso x nome sujo: o que fazer em cada situação
Saiba como regularizar CPF pela internet
Saiba como descobrir nome pelo CPF

No caso ter ter o CPF suspenso, o que fazer é atualizar o seu cadastro junto à Receita Federal, pois a suspensão ocorre quando há dados incorretos, como o número errado do Título de Eleitor na base desse órgão público.

No site da Receita Federal é possível emitir um comprovante de situação cadastral do CPF. Foto:  Marcos Santos, USP Imagens, Divulgação

No site da Receita Federal é possível emitir um comprovante de situação cadastral do CPF. Foto: Marcos Santos, USP Imagens, Divulgação

Se o documento estiver realmente suspenso, o melhor é procurar uma unidade da Receita Federal e regularizar a sua situação, levando os documentos necessários. Leve sempre os originais, para agilizar a retificação dos dados.

E se não for caso de CPF suspenso, o que fazer para alterar status?

Independentemente do status que seu documento estiver, seja com CPF pendente de regularização, seja com CPF suspenso, você deve sempre procurar a Receita Federal.

Já o CPF pendente de regularização, por exemplo, geralmente ocorre por falta de entrega da alguma declaração de Imposto de Renda a que o cidadão estava obrigado, ou ainda de Declaração de Isento, que era obrigatória até 2007. No site da Receita Federal há uma série de esclarecimentos sobre o CPF, e o que fazer em cada caso.

Pessoas com o CPF suspenso têm uma série de inconvenientes. Elas não podem abrir conta corrente ou poupança, não podem tomar empréstimos, participar de concursos públicos, fazer passaporte, receber aposentadoria, assinar financiamento habitacional oficial ou receber eventual prêmio de loteria.

Monitore seu CPF

Se você quer ficar sabendo de tudo o que acontece com o seu CPF de forma instantânea, o Vivo Alerta CPF pode ajudar. O serviço, oferecido pela Vivo em parceria com a Serasa Consumidor, envia um SMS sempre que seu CPF for consultado, alterado ou quando você estiver prestes a ser negativado.

Além disso, periodicamente você recebe dicas para evitar cair em fraudes com os seus documentos. Tudo isso por apenas R$ 4,99 mensais, sendo que os primeiros sete dias são gratuitos. Para contratar, envie um SMS com a palavra VIVOCPF para o número 7728. Basta ouvir as instruções e informar número do CPF, nome completo e data de nascimento e você conclui a assinatura od serviço por 30 dias.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças