Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

CPF cancelado: descubra as possíveis razões e saiba como agir

A- A+

Uma situação que nenhum cidadão quer passar e a de ter o CPF cancelado. Por isso mesmo, as pessoas buscam cuidar do seu nome, principalmente no que se refere à sua situação junto ao governo.

Conforme a Receita Federal, é possível ter o CPF cancelado por decisão administrativa (em caso de multiplicidade, por exemplo), por decisão judicial ou por falecimento do contribuinte. Conforme o órgão, o status do CPF pode ser regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado ou nulo. É possível consultar a situação de seu CPF no site da Receita Federal.

Em alguns casos, contribuintes que ficam por muito tempo sem declarar Imposto de Renda também podem ter o CPF cancelado. Quando a situação é de cancelamento ou irregularidade, é importante comparecer a uma unidade da Receita Federal para regularizar a situação.

seudinheiro-cpf-cancelado

CPF cancelado impõe restrições

Pessoas com o CPF cancelado têm uma série de limitações. Elas não podem abrir conta em banco, pedir empréstimos, participar de concursos públicos, tirar passaporte, receber aposentadoria oficial, assinar financiamento imobiliário e nem mesmo receber prêmios de loteria.

Você vai se interessar por:
Informar CPF falso é crime? Confira
Cuidados com CPF são essenciais para evitar golpes
Saiba por que o novo CPF promete ser mais protegido contra fraudes

Vale lembrar que, mesmo em caso de clonagem do documento, o cidadão não terá seu CPF cancelado facilmente. Em primeiro lugar, ele deverá recorrer à polícia e registrar a irregularidade. Caso comprovada, o documento só poderá ser cancelado com mandado judicial.

Salvo em caso de decisões judiciais, há somente duas formas de cancelar um CPF. A primeira é por solicitação do próprio cidadão, quando este faz mais de uma inscrição e é constatada irregularidade. A segunda é nos casos de falecimento, quando o procedimento é feito por terceiros.

Como cancelar o CPF de pessoa falecida

Sem bens a inventariar: Neste caso, parentes da pessoa (pais, filhos, irmãos) podem solicitar o cancelamento da inscrição diretamente em uma unidade da Receita Federal. É preciso levar a certidão de óbito, o CPF e um documento de identidade que conste filiação, naturalidade e data de nascimento do falecido. O solicitante, por sua vez, deve apresentar um documento de identidade que comprove o parentesco.

Com bens a inventariar (espólio): Nessa situação, a solicitação deve ser realizada pela internet, por meio da Declaração Final de Espólio. Podem solicitar o inventariante, o cônjuge meeiro, convivente ou sucessor a qualquer título.

Monitore seu CPF

Saiba tudo o que acontece com seu CPF. Com o Vivo Alerta CPF, você recebe mensagem de SMS toda vez que seu documento é consultado, alterado ou quando seu nome está em vias de ser negativado.

Por meio de uma parceria com a Serasa Experian, a Vivo consegue fazer o monitoramento e disponibilizar em seu celular. Além disso, você recebe dicas para se prevenir de fraudes e tem direito de acessar uma área logada, onde pode ter acesso a um relatório completo da sua situação.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de CPF cancelado? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças