Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Corrija os maus hábitos e pare de perder dinheiro

A- A+

É verdade que não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro, que ele não nasce em árvores, nem sai pela torneira. Mas o seu comportamento com relação às finanças impacta diretamente no bolso, tanto de maneira positiva quanto negativa. São os maus hábitos que levam você a perder dinheiro.

Ignorar vantagens econômicas é uma dessas atitudes danosas à saúde financeira. São benefícios e descontos aos quais todo consumidor tem direito, embora nem sempre saiba usufruir.

Se parecem pouco à primeira vista, analisando pelo lado individual, ao enxergar o conjunto, é fácil perceber como eles podem ajudá-lo a chegar ao fim do ano com uma economia significativa.

O seu comportamento com relação às finanças impacta diretamente no bolso.

Anotar os gastos é um hábito essencial na busca por mais saúde financeira. Foto: iStock, Getty Images

Maus hábitos são fáceis de corrigir

Confira sete vantagens financeiras e faça uma auto-análise. Será que você não está perdendo dinheiro por fomentar maus hábitos?

Convênios

Lembra daqueles convênios que a sua empresa tem com alguns estabelecimentos comerciais e que você nunca usa? Pode ser uma excelente oportunidade de conseguir bons descontos em produtos e serviços.

Débito automático

Muitos serviços oferecem descontos interessantes se você pagar a conta no débito automático. Um desconto de R$ 10 mensais resulta em R$ 120 economizados em um ano. Se conseguir essa redução em duas ou três contas, calcule a diferença que faz.

Programa de recompensas

As tradicionais milhas do cartão de crédito nem sempre são resgatadas. Esse, aliás, é um dos maus hábitos que temos. Acompanhar a pontuação e resgatá-la – seja em passagens aéreas, eletrodomésticos, hotéis ou descontos em restaurantes – pode significar mais conforto com menor custo.

Notas fiscais

Os governos estaduais estão investindo maciçamente no incentivo à emissão de notas fiscais, para evitar os maus hábitos dos comerciantes. A recompensa varia de acordo com o estado, mas os contribuintes podem receber desconto no IPVA, parte do imposto de volta (em dinheiro) e concorrer a prêmios.

Programas de fidelidade

Muitos estabelecimentos comerciais, como farmácias e supermercados, possuem programas próprios de fidelidade. Trata-se de uma pontuação que pode ser revertida em produtos e descontos. Em alguns casos, você consegue comprar um medicamento pela metade do preço.

Abono salarial

Trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, inscritos no PIS há mais de cinco anos e com registro na Carteira de Trabalho pelo período mínimo de 30 dias no último ano, têm direito a esse benefício anual. Para ter mais detalhes, ligue para 0800-7260207 e informe o número do PIS.

Seguro DPVAT

Quem possui um veículo, paga essa taxa todos os anos, junto com o IPVA, mas nem sempre sabe como utilizar. Com esse seguro, todo motorista, passageiro ou pedestre que estiver envolvido em um acidente tem direito a uma indenização para ajudar com as despesas médicas e hospitalares, para casos de invalidez permanente e morte.

Você vai se interessar por:

6 perguntas sobre seu dinheiro que você deve se fazer agora

Veja dicas de como administrar seu dinheiro de forma inteligente

Falta de dinheiro exige que gastos sejam bem planejados

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Que tal rever os maus hábitos? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Casal melhora as finanças pessoais
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
mão aberta