Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Corretor de imóveis pode ajudar a encontrar bons negócios

A- A+

Para quem deseja comprar uma casa ou apartamento, pode ser difícil selecionar as opções, estar atento ao detalhes e fechar o negócio de forma independente. Nessas horas, contar com o auxílio de um corretor de imóveis é uma alternativa para que você faça a escolha certa.

Atribuições de um corretor de imóveis

Antes de buscar um corretor, é preciso saber em quais situações ele pode intervir.

Conforme explica o gerente imobiliário Fabrício Montano, um profissional credenciado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) pode atuar em todo o território nacional e intermediar a venda, aluguel e permuta de qualquer tipo de imóvel. “Ele pode atuar com imóveis urbanos, rurais, em condomínios fechados, glebas de terra e grandes áreas comercias”, exemplifica Montano.

Dentre as diversas atividades que competem ao corretor, é possível trabalhar com áreas específicas. Em geral, as principais delas envolvem o cuidado com a documentação (é o caso de contratos e escrituras), encaminhar ao banco as propostas de financiamento e, é claro, mostrar os imóveis ao cliente.

Para que a compra da sua casa ou apartamento seja uma experiência positiva, é fundamental manter uma comunicação clara com o profissional escolhido. Assim como ele precisa estar atento às ofertas, também é importante que você forneça informações precisas, como o preço que está disposto a pagar, o modelo de imóvel pretendido e especificações que vão fazer a diferença ao tomar a decisão final.

Um bom corretor de imóveis ajuda o cliente a entender suas necessidades e fazer a melhor escolha. Foto: iStock, Getty Images

Um bom corretor de imóveis ajuda o cliente a entender suas necessidades e fazer a melhor escolha. Foto: iStock, Getty Images

Corretor deve estar preparado

Contratar um corretor depende também de conhecer suas características. Um bom profissional vai além da compra e venda. O ideal é que ele possua iniciativa, demonstre interesse em facilitar a negociação e ofereça mais tranquilidade para realizar o processo de forma segura, sem deixar detalhes para trás.

Para Montano, também é fundamental que ele esteja sempre atualizado ao cenário nacional e regional, o que implica em acompanhar informações econômicas e buscar novos meios de garantir as melhores opções para o seu cliente. Se ele não conhece as tabelas e índices de atualização mensal para uma compra parcelada, por exemplo, é bem provável que o comprador precise pagar mais do que o esperado.

“O corretor deve conhecer a região onde está vendendo o imóvel, as características construtivas e o padrão, caso contrário, o seu cliente pode estar comprando algo que irá se arrepender”, destaca ainda Montano. Na hora de escolher, não deixe ainda de verificar se ele é credenciado ao Creci. Esse cuidado pode evitar que você tenha problemas mais tarde.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de movimentar o seu dinheiro com praticidade e segurança, até mesmo para pagar a parcela do seu imóvel, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você também pretende contratar um corretor? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
almofadas para sofá
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet