Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Controle o gasto de energia elétrica e economize mais na conta de luz

A- A+

Se você é uma pessoa preocupada com as finanças e cuida bem de cada centavo para não ficar inadimplente, já deve ter ouvido bastante a respeito de dicas para economizar na conta de luz. Mas o que talvez você não saiba é que pode frear o gasto de energia elétrica de forma significativa. Conhecer os aparelhos que possui em casa é o primeiro passo.

Gasto de energia muda conforme o aparelho

Cada aparelho possui um modo diferente de funcionamento e consumo. Alguns deles podem até mesmo gastar menos quando permanecem ligados por mais tempo (acredite!) – isso na comparação com a atitude de ligar e desligar em intervalos curtos.

As lâmpadas fluorescentes reduzem em até 80% o gasto de energia elétrica.

Há novas lâmpadas chegando no mercado com foco no menor consumo de energia. Foto: iStock, Getty Images

Reduza o gasto de energia com 5 atitudes simples

Pronto para pagar menos na conta de luz? Confira cinco ações que você pode adotar em casa com esse objetivo:

1. Otimize o uso dos aparelhos

Gasto de energia com ferro de passar

Para usar o ferro de passar, prefira juntar várias peças de roupas. Foto: Shutterstock

Muitos aparelhos, como o ferro de passar e as próprias lâmpadas, podem levar a um gasto de energia maior se você adotar o frequente “liga e desliga”. Isso ocorre porque o equipamento gera um pico de consumo toda vez que é ligado.

Esperar acumular a roupa e passar tudo de uma vez, mantendo o ferro ligado por mais tempo, é mais econômico que ligar e desligar várias vezes ao dia. Da mesma forma, é melhor manter a lâmpada ligada se for voltar à mesma peça em intervalos curtos.

2. Troque as lâmpadas

Gasto de energia com lâmpadas

Bulbo inteligente é aguardado como inovação econômica no segmento iluminação. Foto: Divulgação

As lâmpadas fluorescentes reduzem em até 80% o gasto de energia elétrica. Mas há novas lâmpadas chegando no mercado e que devem melhorar ainda mais esse desempenho.

Um exemplo é a Nanoleaf, fabricada pela Kickstarter. Trata-se de um bulbo inteligente que não precisa de nenhuma alteração na estrutura da casa. Ele reconhece comandos para modular a intensidade da luz, gastando menos.

3. Transforme movimento em energia

Bola Soccket

Bola Soccket acumula energia e é capaz de alimentar lâmpada de LED. Foto: Divulgação

Há uma série de equipamentos disponíveis que conseguem captar o movimento e transformá-lo em eletricidade. Um exemplo é a bola de futebol Soccket. Em 30 minutos de jogo, ela acumula energia para alimentar uma lâmpada de LED por três horas. Há outros dispositivos, como carregadores de gadgets, que funcionam da mesma forma.

4. Truque no PS4

PS4 ajuda a reduzir gasto de energia

Tecnologia fez do PS4 um aliado contra gasto de energia. Foto: Alex Ionas, Shutterstock.com

Você ou seu filho adoram jogar no Play Station 4? Também há uma forma de diminuir o gasto de energia nas configurações do jogo. A começar pelo fato de que você pode recarregar dispositivos através dele.

Basta acessar no menu superior do console: Configurações > Configuração de Economia de Energia > Modo repouso > Fornecer energia para as portas USB. Assim, você irá carregar os controles e outros dispositivos por ali.

É importante também saber que a função “manter aplicativo suspenso”, que permite retomar à partida de onde você parou, consome mais energia. É melhor evitá-la. Além disso, você pode configurar o desligamento automático após certo período.

5. Regule a geladeira

Gasto de energia na geladeira

Ajustar temperatura do refrigerador é outra dica para reduzir consumo de energia. Foto: Shuttestock

Você já deve saber que o termostato da geladeira deve ser regulado, mas talvez não saiba a temperatura correta. No verão, ele deve estar entre 2º e 6º. No inverno, entre 2º e 1º.

Você vai se interessar por:

Saiba como cortar gasto de luz para amenizar o impacto do aumento da tarifa

Produtos com o selo do Inmetro garantem uma boa economia

Saiba como economizar energia no inverno sem passar frio

Transforme as tarifas em benefícios

Quer economizar ainda mais? Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você tem uma boa fica para controlar o gasto de energia? Deixe seu comentário.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
gazebo dobrável
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como economizar na limpeza