Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Controle financeiro pessoal: lições do futebol para administrar o orçamento

A- A+

O controle financeiro pessoal é um tópico cada vez mais presente no cotidiano. As pessoas querem se livrar das dívidas, poupar parte do salário, investir com consciência e, finalmente, alcançar a independência nas finanças.

De acordo com o educador financeiro Robinson Trovó, fundador da Trovó Academy, não é preciso gostar de matemática para aplicar o dinheiro.

Então, para se aproximar do público, ele usa a analogia com o futebol. Neste momento, a poucos dias da final olímpica do futebol masculino nas Olimpíadas, nada mais apropriado.

O controle financeiro pessoal e o futebol

Sucesso nas finanças e no esporte dependem de disciplina e planejamento. Foto: iStock, Getty Images

A seguir, veja dicas da modalidade esportiva para cuidar das suas finanças:

5 toques para melhorar seu controle financeiro pessoal

1 – Dívidas geram maus resultados

Quem acompanha o futebol sabe: clubes endividados refletem seus problemas financeiros em campo. O educador lembra que o mesmo acontece na vida pessoal de quem possui dívidas. “Quanto mais você está endividado, pior fica a sua qualidade de vida, pois você passa a ter que pagar as parcelas, fica estagnado financeiramente, e ainda permite que a preocupação atrapalhe a sua rotina”, explica Trovó.

2 – A vitória é construída jogo a jogo

Não se ganha um campeonato em um jogo apenas. E essa situação se repete no seu controle financeiro pessoal, para quitar uma dívida ou criar reservas. Assim, Trovó recomenda que você economize pelo menos 10% de seu salário mensal. “Muitas pessoas ficam esperando ganhar na loteria, ter um aumento de salário ou acontecer algum milagre que coloque muito dinheiro no bolso, quando na verdade a independência financeira vem somente com economia todo mês”, diz.

3 – Conquistas dependem de disciplina

O planejamento é parte essencial das vitórias no futebol. O educador financeiro usa como exemplo a seleção da Alemanha, que conquistou a Copa do Mundo de 2014 após anos de investimento e dedicação. “Não precisa pesquisar muito para saber que a Alemanha não se tornou uma grande potência do futebol de um dia para o outro”, lembra Trovó. Para que o mesmo ocorra na vida pessoal, ele ressalta que a disciplina é parte fundamental: cada compra impulsiva que é evitada pode ser comparada com uma bola que o goleiro salva, e cada real economizado equivale a um gol.

4 – Conhecimento e esforço precisam correr juntos

Futebol não se joga apenas com os pés, mas também com a cabeça. Da mesma forma que um bom técnico estuda o adversário antes da partida, o investidor também precisa estudar antes de investir seu dinheiro. “No meu primeiro investimento, perdi quase todo o valor da venda do meu carro, e isso aconteceu porque eu não tinha estudado da forma correta”, relata.

5 – Paciência é a melhor tática

Mesmo com o resultado adverso, o time não pode se desesperar em campo. Nas finanças, é o mesmo: um mau dia no trabalho ou uma dívida não pode acabar com o seu planejamento de longo prazo. Diagnostique a situação atual, mire o objetivo e, ao longo da jornada, mantenha a calma. “Quem se desespera para quitar a dívida de uma vez ou ter grandes retornos nos investimentos não vai conquistar o sucesso financeiro”, destaca. O ideal é analisar os melhores investimentos e ter calma para colher os frutos. Assim fica mais fácil comemorar o resultado.

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor cobertura. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

E aí, gostou das dicas para melhorar seu controle financeiro pessoal? Compartilhe.

Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como conversar sobre dinheiro com o namorado