Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Controle financeiro empresarial: o que fazer e o que evitar

A- A+

Saber como fazer o controle financeiro empresarial é determinante para o sucesso – ou fracasso – do seu negócio. Especialmente se você está começando, é possível que não esteja familiarizado com as nomenclaturas e com aspectos mais técnicos. Esse desconhecimento pode levar a erros que prejudicam as contas da empresa.

De acordo com Rodrigo Franco, consultor do Sebrae do Distrito Federal, o fluxo de caixa projetado e previsto é sempre a melhor ferramenta de controle, análise e planejamento do presente, passado e futuro financeiro de uma empresa.  

“O fluxo de caixa, além de ser uma ferramenta de controle, também é utilizado em decisões financeiras de gestão e planejamento de ações preventivas”, explica. Especialmente para quem está começando, Franco aconselha a observar outros controles básicos, como contas a receber e a pagar, e também realizar o controle bancário com atenção.

Dono de empresa aplicando métodos do controle financeiro empresarial.

Saber como fazer controle financeiro empresarial é essencial. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer o controle financeiro empresarial

Diante desse cenário, é preciso saber como agir para realizar corretamente o controle financeiro empresarial. Veja abaixo três dicas do consultor Rodrigo Franco:

  1. O controle financeiro deve ser feito diariamente. Por isso, planilhas devem ser alimentadas e analisadas todos os dias.
  2. É importante reservar pelo menos 3 horas do dia para analisar os resultados e traças estratégias e acompanhar as metas.
  3. O controle de estoque é primordial para se obter a lucratividade desejada e calculada. Quanto mais tempo uma mercadoria ou matéria-prima permanecer em estoque, menor será a lucratividade.

E o que não fazer?

Também é preciso estar atento para não cometer erros. Veja abaixo duas atitudes que você deve evitar ao realizar o controle financeiro empresarial:

–  Não compre ou adquira novos equipamentos sem antes elaborar uma previsão financeira

– Nunca utilize empréstimos para resolver problemas de caixa negativo. Empréstimos existem para alavancar o negócio e gerar mais lucratividade.

Você vai se interessar por:

Softwares para controle financeiro empresarial

De acordo com o especialista, softwares de gestão podem ajudar no controle financeiro da empresa. A principal vantagem desse método é a organização que eles proporcionam ao negócio.

“Por outro lado, a  maioria deles geram relatórios que os empresários não conseguem analisar e acabam sendo apenas uma forma de registro mas que não geram eficácia no dia a dia do negócio”, alerta.

Franco também ressalta que softwares também têm custo de compra e mensalidades. Especialmente para quem está começando, os valores podem pesar no orçamento. “Uma boa ou boas planilhas em Excel ajudam em muito na organização, no controle e principalmente no planejamento e nas ações”, destaca.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre como fazer controle financeiro empresarial, graças a essas dicas? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica