Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Controle de gastos: saiba como organizar suas finanças

A- A+

Se você enfrenta dificuldades financeiras com frequência, talvez a razão para essa angústia esteja no mau planejamento financeiro. É ruim admitir que temos dificuldades em estabelecer controle de gastos, mas pior ainda é se ver endividado e com o nome sujo. Então, que tal reconhecer o problema e focar na sua solução?

A indisciplina generalizada é um grande inimigo das finanças da família brasileira, avalia o professor Nelson Chalfun Homsy, do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cuja opinião é amparada por estatísticas sobre inadimplência no país. Mas ele é enfático: há meios de se fazer o controle de gastos sem sofrimento, organizando as contas para prosperar. Veja a seguir alguns exemplos.

Por que ter controle de gastos

Estar endividado tira o sono de qualquer um. Por isso, ter o controle de gastos em casa é um fator fundamental para viver com tranquilidade. E o primeiro passo para que isso ocorra é assumir certa rigidez no comando do orçamento.

“Deve-se estabelecer regras de gastos em função de características específicas de cada família, como a faixa etária dos membros, o tamanho da família e a estrutura de governança (quem manda e quem obedece)”, ensina Homsy.

controle-de-gastos

Ter acesso a planilhas de gastos e estabelecer metas ajuda na saúde das finanças. Foto: iStock, Getty Images

A partir daí, o caminho mais funcional aponta para o uso de planilhas de controle de gastos. Primeiro, deve-se começar a pensar na situação mês a mês. Depois, no longo prazo. Homsy, por exemplo, considera útil fazer o orçamento de receita e gasto para um período de 12 meses. “Mas tem que usar e não pendurar na parede”, diz.

> Conheça planilhas que ajudam a controlar seus gastos

Se você já estiver aplicando esse ensinamento no controle de gastos, talvez seja a hora de ampliar o prazo. “É bom fazer o controle de pelo menos um ano ou dois para monitorar”, indica Evaldo Alves, professor da Escola de Economia de São Paulo (EESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Dessa forma, você pode se planejar melhor para poupar e realizar sonhos relacionados a consumo.

Controle de gastos: como sair da crise

Caso sua família já esteja endividada, a regra principal é conversar. Com diálogo, será possível entender onde estão os ralos que levam o dinheiro antes que se possa usufruir dele da melhor forma possível.

A seguir, é preciso traçar um plano de controle de gastos, cortando o que for considerado supérfluo, mas sempre respeitando as individualidades, para que não seja apenas um a pagar essa conta.

Ganhar por mês uma quantia considerada baixa também não deve ser desculpa para não se fazer um rígido controle de gastos, poupando um pouco a cada valor que entra. Claro que as diferenças de rendimento das famílias exigem que se adotem cautelas distintas. Ainda assim, a regra é: poupe!

Conforme Alves, pessoas com nível de renda mais baixo devem se preocupar em ter um orçamento familiar livre de um gasto grande em prestações.

Ele lembra que já existe a pressão por gastos com habitação, vestimenta, alimentação e transporte, que ocupam cerca de 70% da renda. “Por isso, é necessária uma educação orçamentária”, diz. “Já quem tem o nível de renda mais alto deve tomar suas preocupações também, pois os gastos acabam sendo maiores”, completa.

Comece com uma nova conta corrente

Se você tem conta em banco, mas precisa de uma solução para cortar gastos, já tem alternativa. Você pode ter uma conta corrente no seu celular, que facilita os pagamentos, as compras e os saques em todas as situações. Tudo isso sem necessidade de comprovar renda. Com o Vivo Zuum, você pode:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para controle de gastos? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria