Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Controlar despesas permite viver apenas com a aposentadoria

A- A+

Manter o padrão de vida desejado apenas com o rendimento da aposentadoria da Previdência Social pode não ser fácil. Se a renda é inferior às necessidades, é preciso controlar despesas para evitar passar por situações difíceis, como o endividamento. Mas os números indicam que a maioria dos brasileiros não tem esse hábito.

Idosos têm dificuldade em controlar despesas

Conforme dados do SPC Brasil e da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas, no mês de agosto, o número de consumidores entre 65 e 94 anos com dívidas em atraso cresceu 8,56%, comparativamente com o mesmo período do ano anterior.

O motivo do dado negativo é explicado pelo IBGE: a maioria dos idosos não consegue controlar despesas porque depende apenas da Previdência Social. Por isso, é importante começar a pensar na aposentadoria ainda jovem.

É preciso controlar despesas para evitar passar por situações difíceis.

Quem planeja desde jovem chega à aposentadoria com recursos e sabedoria financeira. Foto: Shutterstock

Passo a passo para controlar despesas

1. Planejamento

Se você quer controlar despesas na fase madura, é necessário começar logo com um bom planejamento. Você pode ter uma base pelos valores pagos atualmente na aposentadoria.

Optando pela previdência privada, pode-se economizar na caderneta de poupança, fazer aplicações e encontrar uma forma de engordar seus rendimentos para ter tranquilidade no futuro.

2. Mais tempo de serviço

Além de fazer uma gestão inteligente do dinheiro, você pode cogitar trabalhar por um período maior que o necessário para garantir um benefício superior. Se tiver dúvidas, converse com um contador e avalie o que pode ser feito.

3. Renda extra

Outra forma de aumentar sua poupança é trabalhando com uma renda extra, focada apenas na aposentadoria. Possuindo um dinheiro a mais, fica mais fácil controlar despesas e desfrutar do seu merecido descanso após tantos anos de trabalho.

4. Adaptação do orçamento

Com a renda reduzida após o encerramento de suas atividades profissionais, também é necessário cogitar um novo estilo de vida para controlar despesas com sucesso. Talvez você e seu cônjuge não precisem mais de dois veículos, nem de tantas roupas e sapatos novos, nem de tanta maquiagem ou salão de beleza sempre em dia.

5. Desfrute seus direitos

Pessoas a partir de uma certa idade têm diversos direitos que podem (e devem) ser usados. Um exemplo é a meia entrada nos cinemas e espetáculos, isenção da cobrança no transporte público, além de alguns serviços gratuitos e tarifas diferenciadas em bancos.

Por outro lado, podem ter alguns gastos a mais, como o plano de saúde mais caro. Isso justifica ainda mais a necessidade de planejar essa fase da vida com bastante cautela.

Você vai se interessar por:

Melhore o seu controle das despesas em 5 passos

Planilhas ajudam no controle financeiro pessoal

Confira quatro passos para ter despesas menores

Crédito emergencial ao seu alcance

Se a dificuldade financeira atrapalha até mesmo operações básicas do dia a dia, como a sua comunicação, é possível contar com um serviço que garante o saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas para controlar despesas? Compartilhe!

Planejando a aposentadoria de pessoa com deficiência
o que é previdência complementar
tempo de aposentadoria por idade
melhor lugar para trabalhar
aporte em previdência privada
Crise política brasileira em 2016