Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Contrato de seguro: o que merece mais atenção?

A- A+

Seja ao viajar para o exterior, comprar um carro ou mesmo para garantir mais segurança ao seu imóvel, fazer um contrato de seguro é uma alternativa que dá mais tranquilidade. Na hora de adquirir o serviço, no entanto, é preciso estar atento.

O seguro é um contrato no qual o cliente paga a uma seguradora para que, caso haja um incidente que envolva o bem segurado, os custos sejam arcados de formal total ou parcial pela empresa contratada. Na tese, parece simples, mas nem sempre é

Entre diversas cláusulas e termos específicos, não é difícil que alguma condição passe despercebida e gere surpresas no futuro. Para evitar que isso aconteça, vale estudar o contrato com calma, ler suas condições gerais e a minuta da proposta, para tirar todas as dúvidas e analisar as opções oferecidas no mercado.

É importante atenção ao assinar contrato. Foto: iStock, by Getty Images

É importante atenção ao assinar contrato. Foto: iStock, by Getty Images

Cuidados para serem tomados com o contrato de seguro

Antes de fechar com qualquer seguradora, pesquise se ela não está registrada na Superintendência de Serviços Privados (Susep). No site da entidade é possível checar todos os dados e verificar se a empresa está habilitada para fornecer o serviço.

Outro lugar que se deve procurar em busca de informações prévias é o Procon. Qualquer denúncia ou reclamação que a seguradora tenha sofrido deve estar registrada do Órgão de Defesa do Consumidor.

Tomados esses cuidados, e após ter escolhido uma empresa de seguros de confiança, com o contrato em mãos é hora de prestar atenção em alguns pontos.

Cobertura: verifique quais são as situações que o seguro cobre. No caso de veículos, por exemplo,  “os dois mais comum são os contra incêndio e roubo” e a chamada cobertura compreensiva, que também ampara em casos de acidente

Indenização: ocorrendo qualquer evento garantido no seguro, o cliente deve comunicar à empresa, apresentando o pedido de indenização. Feito isso, a seguradora tem o prazo de 30 dias para pagar o ressarcimento, contados a partir do cumprimento das exigências contratuais por parte do segurado

Vigência: preste atenção no tempo do contrato. Normalmente, a duração do vínculo é de um ano, mas esse prazo pode ser inferior ou superior a esse. O início da cobertura será a data indicada na proposta.

Termos que costumam aparecer no contrato de seguro

A fim de ajudá-lo ainda mais, o Procon-SP elaborou uma cartilha com informações sobre contrato de seguro. Nele  encontra-se um glossário com as palavras mais empregadas em acordos dessa natureza. Confira algumas delas, e entenda o que você está assinando:

Apólice: documento emitido pela seguradora com os dados e as cláusulas do contrato

Condições Gerais: conjunto de cláusulas que definem os riscos cobertos, direitos e obrigações das partes

Bônus: desconto dado sobre o prêmio a ser pago na renovação do seguro

Prêmio: é a importância que o segurado paga à seguradora para ter direito à indenização em caso de sinistro

Sinistro: é a ocorrência do fato previsto no contrato

Indenização: é o valor pago pela seguradora em caso de ocorrência de sinistro previsto na apólice

Franquia: parcela do prejuízo suportada pelo próprio segurado, ou seja, quantia que ele terá de pagar em caso de perda parcial do bem

Cobertura: eventos indenizados pela seguradora

Endosso/Aditamento: documento pelo qual as partes acordam alterações do contrato

Segurança para você e sua família

Agora que você já sabe tudo sobre contrato de seguro, o que acha de proteger sua família e ainda concorrer a prêmios? Com o Seguro Premiado é assim. Basta enviar a palavra SEGP para o número 8051 e o produto será cobrado no saldo da sua recarga.

> Seguro premiado: Garanta a proteção da sua família e concorra a prêmios

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
meu marido morreu tenho direito a pensão
quanto custa um seguro de casa
compra consciente
Viajar ou comprar um carro
Ela aposta na longevidade saudável