Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Contrato de compra e venda: conheça os itens essenciais

A- A+

O contrato de compra e venda é um documento que define as principais cláusulas envolvidas na negociação de um imóvel. Por conta disso, é fundamental avaliar todas as cláusulas de forma detalhada antes de assinar. Afinal, uma simples falta de atenção pode significar problemas maiores depois.

Como fazer um contrato de compra e venda

O contrato de compra e venda pode ou não ser intermediado por um advogado. Contar com a ajuda de um especialista pode ajudar a não deixar nenhum detalhe passar despercebido e garante mais tranquilidade. Mas, se você deseja fazer tudo por conta, é importante saber quais informações devem estar presentes.

Na internet, é possível encontrar diversos modelos de contrato prontos para serem preenchidos. Confira quais são os principais itens que devem estar presentes no documento:

Dados do proprietário e do comprador

Descrição do imóvel, ou seja, tudo que corresponde à propriedade como área útil e comum, vagas de garagem, localização e informações que constem no registro, número de matrícula ou de transcrição junto ao cartório de registro de imóveis, e o número de inscrição municipal

Valor total da propriedade

Forma pagamento e datas de vencimento

– Existência de financiamento.

Prazo para entrega da lista de documentação e do imóvel em si

– Condições previstas para eventual rescisão.

contrato-de-compra-e-venda

Muita atenção deve ser dada às burocracias do contrato de compra e venda do imóvel. Foto: iStock, Getty Images

Contrato de compra: imóveis na planta

Para quem quer pagar menos ao comprar uma casa ou apartamento, uma das opções mais comuns é adquirir o imóvel na planta. Apesar dos preços mais baixos, há alguns cuidados especiais que precisam ser tomados nesses casos antes de assinar um contrato de compra e venda. Veja quais são as principais indicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec):

– Verifique se todas as promessas feitas em materiais publicitários e conversas com a construtora ou representantes estão contempladas no contrato

– Pesquise para saber se a construção está regularizada junto ao Cartório de Registro de Imóveis

– Preste atenção aos dados de área privativa, comum e total e também as medidas da garagem, caso a compra for de um apartamento ou casa localizado em condomínio

– Assegure-se de que o contrato possui a data de entrega das chaves, incluindo mês e ano. Em alguns casos, há uma cláusula que prevê a possibilidade de prorrogação. Desconfie quando esse período se estender ao longo de diversos meses.

Preserve o seu patrimônio

Depois de comprar o seu imóvel, também é importante garantir que ele esteja seguro. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas sobre contrato de compra e venda? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
cooperativa habitacional
crédito para financiar casa própria
tipos de contabilidade
casa para família numerosa
casa dos sonhos