Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conta gratuita: conheça opções e a diferença entre bancos

A- A+

Você sabia que qualquer pessoa pode ter uma conta em uma instituição bancária sem precisar pagar? Sim, é verdade. Uma resolução do Banco Central, de 2008, determina que todos os bancos ofereçam um conjunto de serviços, os chamados serviços essenciais, de forma gratuita ao consumidor. Esse pacote é padronizado, e não pode haver diferença entre bancos.

A modalidade básica garante ao cliente o direito a quatro saques, dois extratos e 10 folhas de cheque por mês sem a necessidade de cobrança. Ultrapassando o pacote previsto, o usuário será cobrado por cada atividade solicitada.

A opção determinada pelo Banco Central acompanha outra medida da instituição, que obriga os todos os bancos a oferecer quatro pacotes padronizados de serviços.

diferenca entre bancos

Qualquer pessoa pode ter uma conta em uma instituição bancária sem precisar pagar. Foto: iStock, Getty Images

“Cada banco pode cobrar o valor que quiser pelo pacote padronizado, enquanto a conta de serviços essenciais é sempre gratuita”, explica Venâncio Guerrero, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Pouca diferença entre bancos

Em complemento à política de serviços essenciais, o Banco Central também determinou, em 2010, a isenção dos bancos no caso da abertura da chamada “conta digital”. A alternativa permite a isenção de tarifas caso o cliente opte por realizar suas transações financeiras unicamente por meios eletrônicos, como internet, caixas eletrônicos e telefone. Em caso do uso de outro meio, o consumidor será cobrado por cada atividade realizada.

Além das opções impostas pelo Banco Central, a diferença entre bancos para serviços gratuitos não é grande. Normalmente, as instituições oferecem descontos ou mesmo isenção de cobrança de tarifas. Mas isso só acontece quando o cliente leva outros investimentos para a sua carteira de aplicações.

Em bancos como Itaú e Bradesco, quem possui aplicações de no mínimo R$ 20 mil em investimentos como caderneta de poupança ou CDBs é isento do pagamento de tarifas em alguns planos. No Banco do Brasil, o valor em aplicações para a isenção das contas é de R$ 40 mil.

Além dessas modalidades, somente certas contas especiais, como as destinadas ao público universitário, contam com algum tipo de isenção de tarifas.

serviços banco

Escolha do melhor plano

Para pagar menos, ou mesmo obter a gratuidade, o consumidor precisa ter em mente o seu perfil de uso dos serviços bancários. Se a sua atividade ultrapassa os limites estabelecidos pelo Banco Central para ter uma conta de graça, é preciso estudar os planos oferecidos por cada instituição bancária. Muitas vezes eles compensam mais do que a cobrança individual.

Antes de tomar qualquer decisão, é essencial comparar tarifas. Na maior parte dos casos, a diferença de preços pode gerar grande economia sem prejudicar o serviço recebido.

Tarifa bancária pode virar bônus

Se você é cliente Vivo e correntista do Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de tarifas em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios. Para acionar o serviço, entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
não consigo pegar empréstimo
valor das tarifas bancárias
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho