Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conta digital pode ser melhor opção para não pagar tarifas bancárias

A- A+

Ter ou não ter uma conta corrente, eis a questão. Os custos com tarifas de manutenção e movimentação de uma conta no banco podem chegar a mais de R$ 300, de acordo com pesquisa de preços feita pelo Banco Central em várias instituições. Para quem faz pouco uso da conta e quer economizar com tarifas, a melhor opção pode ser adotar uma conta digital.

Segundo levantamento do Data Folha, cerca de 40% dos brasileiros não possuem conta corrente em nenhum banco. As principais causas são inadequações às exigências cadastrais ou problemas com restrição de crédito, por exemplo.

A conta digital foi criada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio de uma resolução publicada em 2011. O objetivo foi promover a inclusão financeira em todos os níveis, já que essa modalidade de conta, isenta da cobrança das tarifas bancárias, pode ser a melhor opção para pessoas de baixa renda.

A conta digital oferece vantagens como a praticidade em transações online.

Conta digital é uma alternativa para aqueles que utilizam bastante os meios digitais. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens que tornam a conta digital a melhor opção

A isenção das tarifas nesse tipo de conta ocorre porque os clientes que a possuem só podem fazer movimentações e transações financeiras por meios eletrônicos, como aplicativos para celulares e tablets, caixas eletrônicos e internet banking.

O principal chamariz da conta digital é a ausência de taxas. A única cobrança permitida pelo Conselho Monetário Nacional é uma tarifa de cadastro para início de relacionamento, no caso de novos clientes da instituição bancária.

Mas para ser considerada como a melhor opção para o consumidor que quer economizar, a conta digital também oferece outras vantagens. Entre elas, está o ganho de tempo e a praticidade para resolver todas as transações necessárias de forma online.

Conta digital: melhor opção para quem?

De acordo com estudo feito pela Associação de Consumidores (Proteste), a conta digital é a melhor opção para quem está acostumado a usar a internet e os caixas eletrônicos e não depende da agência ou do telefone para fazer transações, sacar, transferir dinheiro por meio de TED e DOC, verificar extratos e saldos ilimitadamente sem pagar qualquer tipo de tarifa.

Mas antes de trocar a conta corrente convencional por uma conta digital, o usuário deve ter certeza de que está fazendo um bom negócio. “É preciso que o consumidor conheça os serviços das tarifas e principalmente seus custos”, avalia a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. “O usuário deve saber quais os serviços que usa com mais frequência para depois, se for o caso, fazer a troca da conta de acordo com seu perfil”, explica.

Ela avalia que a conta digital não é indicada para clientes que dependem mais comumente de atendimento por telefone ou pessoalmente nos guichês das agências.

“Quem faz uso desses serviços e possui conta digital paga tarifa referente à toda e qualquer transação que envolva atendimento, o que pode sair mais caro do que pagar por um pacote de serviços de uma conta convencional”, alerta.

Você vai se interessar por:

O que é uma conta digital e para quem ela é vantajosa?

Saiba o que fazer para ter isenção de tarifa bancária

Conta gratuita: conheça opções e a diferença entre bancos

Contra pré-paga é alternativa

Além da conta digital, uma outra alternativa que pode ser classificada como a melhor opção para quem quer fazer transações bancárias de forma online, sem filas e sem tarifas é a conta pré-paga.

A Vivo oferece uma conta pré-paga que funciona via celular. O Vivo Zuum é uma conta-corrente pré-paga no qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras, tanto em lojas físicas quanto pela internet. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria