Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conta corrente pré-paga pode ajudar quem está endividado?

A- A+

Mais de 55 milhões de brasileiros não possuem conta bancária. Outros tantos milhões estão endividados e com o nome sujo na praça. Na sua maioria, essas pessoas ficam obrigadas a pagar as contas e fazer todas suas compras unicamente com dinheiro.

Longe das instituições financeiras e, consequentemente, sem acesso a cartões de crédito, cheques e outras facilidades de quem tem conta correntes, esse grande volume de pessoas sem conta bancária ou endividados já tem uma outra alternativa para movimentar seu dinheiro.

endividado

Burocracia de conta pré-paga é menor que conta em banco. Foto: iStock, by Getty Images

A chamada conta corrente pré-paga é uma nova modalidade financeira que surgiu a partir da regulamentação das novas regras de meios de pagamentos anunciadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em 2013.

A nova regulamentação tem beneficiado quem está endividado e aqueles que não têm conta em banco. Com uma conta corrente pré-paga, eles podem realizar transações de pagamento, transferências, saques e compras sem a necessidade de intermediação de uma instituição bancária ou financeira.

Endividado pode fazer operações via celular

A conta corrente pré-paga funciona como uma conta tradicional, mas com exigências legais diferentes, o que é uma vantagem para endividados ou quem não tem como comprovar renda.

A adesão gratuita é feita por meio de um cadastro simplificado e nem de longe tem a mesma burocracia da abertura de uma conta em um banco.

Essa recente modalidade de pagamento é oferecida atualmente por algumas operadoras de crédito em parceria com instituições financeiras, como bancos e operadoras de cartão. A conta está vinculada a um número de celular e é movimentada pelo próprio aparelho celular. O “correntista” pode, inclusive, solicitar um cartão pré-pago atrelado a ela.

A conta pode ser carregada de diversas formas: via pagamento de boleto, transferência de uma conta tradicional, depósito em dinheiro e transferência de outro usuário via celular. O uso da tecnologia não consome os créditos ou a franquia de dados da linha de celular.

Benefícios da conta corrente pré-paga ao endividado

“Os meios e arranjos de pagamento são tecnologias aplicadas para realizar e receber pagamentos”, explica Marcos Etchegoyen, CEO de uma das empresas que oferece o serviço. “A conta corrente pré-paga é um desses meios e é cada vez mais utilizada por dispensar transações em dinheiro e cheque, o que garante mais segurança ao usuário.

A segurança em não precisar mais andar com dinheiro não é o único benefício da conta corrente pré-paga. Dar acesso financeiro a quem é excluído do sistema financeiro tradicional é outro benefício. “Buscamos a inclusão financeira. Nosso objetivo é levar o serviço a quem não tem acesso a bancos ou está endividado e com restrição ao crédito”, afirma Etchegoyen.

O maior controle dos gastos é outro benefício para quem está endividado. O usuário pode realizar todas as transações convencionais de uma conta corrente e cartão, como saques e compras físicas ou online, mas precisa se organizar melhor porque ele só pode usar o saldo que tem disponível na conta.

Conta pré-paga

A Vivo lançou um serviço de pagamento que funciona via celular. O Vivo Zuum funciona como uma conta-corrente pré-paga no qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para quem está endividado? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria