Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Consumidores desconhecem juros do cartão, aponta pesquisa do SPC

A- A+

O cartão de crédito é uma das principais formas de pagamento utilizadas pelos consumidores. Só no Brasil, já soma quase 52 milhões de usuários. Mas, de acordo com pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) realizada em 2015, 96% dos entrevistados não sabem qual é o valor da taxa de juros mensal.

Com a falta de informação, o resultado mais comum é o endividamento. Para fugir dessa realidade, confira mais informações sobre o estudo e as dicas que o Vivo Seu Dinheiro separou para você. 

Pesquisa do SPC mostra que cartão é o método mais utilizado como pagamento.

Endividamento pode ser consequência do uso incorreto das ferramentas de pagamento. Foto: Shutterstock

A pesquisa do SPC em números

Ainda de acordo com a pesquisa do SPC, um terço dos consumidores não sabe qual é o limite mensal oferecido pelo cartão de crédito. O problema é que, ao desconhecer esse valor, não raro ele é utilizado como uma renda adicional disponível.

É assim que, conforme explica o educador financeiro Marcelo Claudino, sócio-fundador da TopConsulting, o que era uma excelente ferramenta para planejar o fluxo de despesas, vira um risco para o orçamento.

Quando usado da maneira correta, de outro modo, o cartão de crédito oferece segurança e a facilidade de parcelar as compras, características apontadas pelos usuários como principais vantagens do dinheiro de plástico. E isso explica a preferência pelo meio de pagamento revelada na pesquisa do SPC.

Dicas para usar o cartão de crédito

Em agosto, os juros do cartão de crédito ficaram em 13,37% ao mês ou 350,79% ao ano. O levantamento é da Associação dos Executivos de Finanças (Anefac) e mostra o maior índice desde 1999.

Mas embora o aumento preocupe o consumidor, ele não precisa necessariamente influenciar o orçamento pessoal – e isso não quer dizer deixar de lado o cartão de crédito. Não sabe como? Vale seguir as dicas abaixo do educador financeiro Pedro Braggio, especialista em consultoria familiar.

Controle seus gastos

Guarde todos os comprovantes de pagamento e cadastre os seus valores em uma planilha de controle.

Conheça a sua renda

Avalie não só o limite que o seu cartão oferece, mas também aquele que a sua renda impõe.

Fuja do crédito rotativo

Pague o valor total da fatura. Recorrer ao crédito rotativo pode oferecer alívio imediato, mas soma juros que se tornam difíceis de pagar.

Estabeleça o seu limite

Estipule um total para parcelar no cartão. Isso evita acumular mais dívidas do que você pode pagar.

Ao seguir esses passos, fica mais fácil manter o pagamento da fatura em dia e a cobrança de juros bem longe da sua conta. O resultado é o orçamento em equilíbrio.

Você vai se interessar por:

Fatura do cartão de crédito: o que fazer se não pode pagar o valor integral

Fuja do excesso de juros no cartão e use a ferramenta de forma positiva

Entenda como funciona o limite do cartão de crédito

Cartões de crédito com benefícios

Para quem usa o cartão com consciência e sabe enfrentar o aumento da taxa de juros sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você se inclui na pesquisa do SPC e está entre os usuários do cartão? Comente!

como aprender com erros de finanças
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet