Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Construir um jardim pode ter alto custo: veja como economizar

A- A+

Quer ter um jardim em casa, mas não sabe como começar? Um espaço como esse torna o ambiente mais leve e aconchegante, além de valorizar a estética e decoração da casa. Ao mesmo tempo, iniciar uma área verde acarreta custos com a compra de plantas e também na manutenção. Para evitar gastos que vão além do esperado, é importante fazer um orçamento e conhecer os valores e procedimentos envolvidos.

É possível criar um jardim bonito e barato

Criar um jardim sem gastar muito dinheiro é possível, mas exige dedicação e também criatividade. O primeiro passo é definir o orçamento disponível e então optar entre contratar um profissional da área ou montar o espaço por conta própria.

A pesquisa na internet e também nas lojas físicas é uma ferramenta útil para conhecer as opções disponíveis no mercado e decidir quais delas mais se aproximam da sua realidade. De acordo com a paisagista da Design Jardim, Cristiane Semmer, a vantagem de contar com apoio profissional é ter auxílio para fazer a escolha mais adequada das plantas e elementos que vão ajudar a compor o jardim.

“Isto para evitar escolhas erradas, como escolher aquela linda palmeira que, em pouco tempo, triplicou de altura, o que não era a intenção do dono do jardim. A orientação por parte de quem entende faz com que o cliente consiga atingir o resultado esperado“, explica a paisagista.
Jardim vertical é opção para quem mora em apartamentos. Foto: iStock, Getty Images

Jardim vertical é opção para quem mora em apartamentos. Foto: iStock, Getty Images

O valor gasto em manutenção vai depender do tamanho do jardim e do tipo de plantas utilizadas, por isso também inclua esses detalhes na hora de optar por um modelo ou outro.  Cristiane afirma que, de forma geral, é possível iniciar uma área verde de tamanho pequeno com cerca de R$50. A opção é válida mesmo para quem mora em apartamentos, com um jardim vertical.

Como montar o seu jardim sem gastar muito

1. Capriche no projeto

Antes de tudo, é necessário avaliar de que forma você pretende usar o espaço que tem em sua casa. Talvez essa seja a etapa mais importante, pois será o norte para as seguintes. Com um projeto inicial ruim ou incompleto, será difícil obter o resultado desejado.

Além de entender como você usará o ambiente – apenas para decoração, como área de lazer, espaço gourmet ou ambiente para descanso -, é preciso avaliar a viabilidade do que pretende fazer, projetando custos a médio e longo prazo.

Um bom projeto evita gastos desnecessários. Foto: iStock, Getty Images

Um bom projeto evita gastos desnecessários. Foto: iStock, Getty Images

2. Aposte na simplicidade

A simplicidade pode ser o segredo para conquistar uma belo jardim sem gastar muito. Se orçamento está apertado, foque na funcionalidade e na beleza, deixando de lado itens que podem ser bonitos, mas custam caro. Opte, por exemplo, por plantas que não exijam manutenção frequente ou a aplicação de produtos específicos.

3. Estude o clima e o solo da região

Como explica Cristiane, a primeira coisa a se analisar antes de começar um jardim é a incidência do sol no local. Essa informação fará toda a diferença para definir quais flores serão utilizadas ou se alguma deve ser evitada. Também busque saber se a planta se adapta bem ao clima da sua região e a época do ano em que ela floresce.

Assistência é alternativa para encanador e outros serviços

Quer garantir mais cuidado também com outras áreas da sua casa? Então conheça o Vivo Multiassistência. Ele oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção. Você conta com socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Você também está pensando em começar um jardim? Deixe um comentário!

almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira
como economizar na limpeza
parcelar festa de casamento
trator cortador de grama
roteadores wifi potentes